21 dicas de mídias sociais para corretores de imóveis e imobiliárias
Você é um corretor de imóveis? Mídias sociais te assustam?
Corretores de imóveis são os melhores marketeers no ambiente offline. Eles são incrivelmente capazes de conhecer seus clientes num nível bem pessoal, envolver-se com uma comunidade, e conectar-se com seu mercado local.
O que eles veem como um obstáculo de marketing são as mídias sociais. (Bom, a maioria deles pelo menos!)
Você precisa pensar no mundo online o que você faz fora dele!
Mídias sociais fornecem uma conexão extra com seus clientes locais e grupos. Elas podem criar laços de confiança, e espalhar o seu marketing através de amigos de amigos.
Mas o que e como corretores podem fazer?
Nesse artigo eu vou te passar uma visão geral de Facebook, Twitter e Pinterest (e alguns outros) e como corretores podem utilizá-los para marketing em mídias sociais.
Como usar mídias sociais para imobiliárias e corretores de imóveis #1: Facebook
O Facebook é onde as pessoas vão para se conectar com amigos e familiares. A maioria dos corretores querem se conectar com amigos e familiares dos clientes. Isso fornece confiança e marketing de boca-a-boca.
Como você, como um excelente corretor de imóveis, pode utilizar esse mercado? Como você vai conseguir seu nome e listagem promovidos para clientes locais usando a maior rede social do mundo?
Aqui estão algumas dicas simples.
Crie uma página no Facebook. Não use seu perfil pessoal do Facebook para seus serviços imobiliários. Por que? Porque falta profissionalismo, e você deixa escapar várias funções essenciais para empresas (como a capacidade de realizar concursos no Facebook, e analisar as Informações do Facebook). É muito fácil criar uma página no Facebook, veja no e-book sobre marketing no Facebook, e o esforço vale muito a pena.
Quando você tiver com uma página utilize-a para engajar seus clientes:
Publique sobre sua vizinhança. Mostre a vizinhança da sua listagem. Isso promove sua área para moradores em potencial, e também mostra sua paixão e conhecimento sobre onde você tem vendido casas. Por exemplo, se um novo clube comunitário sendo construído, publique sobre isso, e expresse os méritos e como isso vai melhorar o estilo de vida dos possíveis novos (e atuais) moradores.
Veja como a Imobiliária Ducati homenageia Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Use imagens quando fizer atualizações. Imagens no Facebook é o tipo de conteúdo mais envolvente. Quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários seu post consegue, mais você será visto no feed de notícias dos amigos dos seus fãs no Facebook (pessoas que curtem sua página).
Publique sobre eventos na sua vizinhança. Mostre quão maravilhosa a cultura da sua cidade é. Publique sobre eventos locais que estão acontecendo na sua cidade. Se você estiver indo a um desses eventos, diga a seus fãs e convide-os para te acompanhar. Faça perguntas, também, para gerar engajamento.
Veja como a Imóveis BH usa essa tática na página do Facebook. Eles engajaram seu mercado (Belo Horizonte) e promoveram um evento de caridade que as pessoas pudessem ir caso estivessem na cidade.
Mostre que você se interessa pelos seus clientes. Você faz isso cara-a-cara, então faça o mesmo através da sua página no Facebook também.
Veja como o Realtors Marni e Shannon dão as boas-vindas no dia da posse de uma casa vendida. A publicação contem um apelo visual ao mesmo tempo que é sutil por não citar nomes. Os novos clientes sabem quem eles são, e isso mostra a possíveis compradores que você verdadeiramente se importa e acompanha.
Hoje é dia de posse! Bem-vindos C e J!
Engaje com concursos. Concursos e sorteios fornecem uma maneira incrível de se criar engajamento na sua página, e divertir seus fãs. Você pode utilizar todos os tipos de campanhas para desenvolver relações profundos com seus clientes, conhecer seus interesses, e te promover como um corretor de imóveis que os escuta. Você pode inclusive usar essas campanhas como uma forma de promover suas listagens também!
No Facebook, você vai precisar de aplicativos de terceiros para realizar concursos e sorteios. Aqui vai minha ideia preconcebida – A Wishpond oferece aplicativos para concursos e sorteios no Facebook super simples de se usar, e junto com esses aplicativos também oferecemos uma base de contatos compreensiva também – para suas listas de endereços de e-mail.
Por exemplo, faça um concurso de votação para perguntar a seus fãs qual foto eles gostam mais entre a sua listagem mais recente.
Ou então, crie um concurso de fotos na sua página. Você pode usar concursos de fotos para obter imagens de uma nova listagem, para acompanhar clientes que renovaram suas casas recentemente, ou para conseguir fotos da sua vizinhança, etc.
Publique sua listagem. Sim, utilize o Facebook para postar suas listagens também. A regra de ouro em mídias sociais é 80/20. Isso significa postar 80% do seu conteúdo sobre estilos de vida, interesses do cliente, e outras atualizações, e postar 20% do seu conteúdo sobre você e o que você tem para vender. Isso mantem a mídia social realmente social e envolvente.
Quando você publique sua listagem, a personalidade sua e da sua página no Facebook. Isso não é um anúncio impresso. Fale mais sobre a casa, e quais pontos te farão vendê-la. Fale quantos e banheiros a casa tem. Diga o endereço. Diga o preço. Mas mantenha a postagem engajante.
Faça peguntas sobre o seu novo lugar para obter comentários sobre as pessoas que gostam desse lugar, o que eles gostam na vizinhança, ou comentários sobre escolas e outras instalações da comunidade. Crie posts e eventos sobre open houses também.
Utilize anúncios direcionados para um local. O Facebook permite que você segmente seus anúncios bem especificamente. Você pode utilizar posts promovidos, por exemplo, para fazer com que suas publicações sejam vistas por outros usuários do Facebook dentro do seu mercado local.
Leia mais sobre marketing no Facebook:
- Porque e como monitorar sua fanpage diariamente
- ** Como e porque realizar sorteios no Facebook**
- Os cinco erros mais comuns em posts no Facebook
- 4 fatores que o EdgeRank do Facebook usa para determinar o alcance de suas publicações
- Conheça os tipos de publicação no Facebook
Como usar mídias sociais para imobiliárias e corretores de imóveis #2: Twitter
O Twitter é outra grande forma de se conectar com seus clientes. O Twitter te dá 140 caracteres (ou menos) para dar atualizações a seus seguidores. Utilize-o para engajar e manter seus laços apertados com clientes.
Utilize uma estratégia de conteúdo similar a do Facebook, como mostrado acima.
Tweete dicas sobre preparo e mudanças. Auxilie seus clientes (e você mesmo) ensinando-os como se preparar para suas novas casas para melhores vendas.Publique links para bons artigos e vídeos sobre como mostrar uma casa quando você estiver a vendendo. E ensine-os sobre como empacotar e fazer as malas para tornar a mudança menos estressante, como no exemplo abaixo:
Tweete as notícias locais. O Twitter tende a ser um ótimo lugar para notícias. Se há uma nova escola sendo construída na sua área – tweet sobre isso. Boas notícias mostram quão incrível é a sua vizinhança – e quanto você sabe sobre ela.
Tweete perguntas. Publique peguntas para seus seguidores para encorajar respostas. Por exemplo, pergunte:
Tweete sobre eventos de caridade. Tweete sbre os eventos locais que você apoia. Mmostre que você está conectado e é digno de confiança, e se importa com sua comunidade.
Tweete sobre suas listagens. Novamente, utilize a regra do 80/20. 80% do conteúdo deve falar sobre estilos de vida e conexões. 20% sobre o que você vende. Você já faz isso nas vendas, não? Então faça em mídias sociais também!1
Intercale seus conteúdo para o Twitter com suas listagens de imóveis. Inclua informações sobre locais. Inclua imagens de casas e apartamentos, etc. Se possuir, inclua vídeos curtos também.
NÃO SIMPLESMENTE PUBLIQUE SUAS LISTAGENS, como:
Isso pode ser irritante, e mostra que você não está pensando nos seus clientes!
Use táticas do Twitter como a imobiliária Danelli. Ela usa o Twitter para engajar com seus clientes, enviar notícias relacionadas, e promover as casas que tem para vender:
Veja mais sobre marketing no Twitter:
- Nove maneiras de ter seus tweets compartilhados
- 4 maneiras de utilizar o Twitter para aumentar o tráfego do seu blog
- [Infográfico] 7 dicas conseguir seguidores no Twitter
Como usar mídias sociais para imobiliárias e corretores de imóveis #3: Pinterest
O Pinterest fornece uma grande oportunidade de mostrar os visuais das suas listagens. A quarta maior rede social trata de conectar usuários através de imagens. Como um corretor de imóveis, isso parece uma boa ideia. Suas listagens são vendidas através de apelos visuais, correto? Então aplique isso no Pinterest.
No Pinterest, você configura boards, pina imagens, e engaja repinando, curtir e comentando.
Aqui estão algumas dicas:
Crie um board sobre sua cidade ou vizinhança. Venda a área das suas listagens. Crie boards sobre instalações, lojas e serviços disponíveis na sua comunidade.
Configue boards sobre estilo de vida. Mostre quem você é também. Monte boards sobre suas atividades favoritas. Se você gosta de cozinhar – publique algumas das suas receitas preferidas. Se você gosta de jogar tênis – publique sobre grupos de tênios, e onde jogar tênis na sua região.
Crie boards sobre home decor. Recorra a designers de interior no Pinterest, e mostre fotos bonitas de incríveis casas decoradas. Conecte-se a tutoriais também.
Crie um board com suas listagens. Mantenha-se com a regra do 80/20, mas certifique-se de que você tem um board específico para suas listagens. Assegure-se de que o board da sua listagem esteja entre os quatro primeiros. Isso mantém fácil a visualização do seu trabalho.
Um ótimo exemplo é o Pinterest do corretor de imóveis Marco Leite. Ele tem um board para as casas que está vendendo, interesses pessoais, estilo de vida e dicas de viagem. Ele se promove honestamente como um corretor de imóveis que se importa.
LinkedIn: configure uma página de empresa e garanta que o seu perfil pessoal no LinkedIn o complete – inclua um bom resumo, introduzindo a sua pessoa, e porque você é uma boa escolha para corretagem de imóveis (para vender e comprar). Entre em grupos locais e participe deles. Mantenha-se conectado com seus clientes, e peça por referências através do site (assim como você o faria pessoalmente).
YouTube: Faça vídeos mostrando suas listagens. Use um vídeo curto para te introduzir (você pode inserir esse vídeo no seu site também!). Utilize vídeos que mostram as melhores coisas da vizinhança que você atende. Faça concursos de vídeos para gerar conteúdo gerado por seus clientes.
Veja como Guilherme Machado faz no YouTube. Ele oferece palestras e treinamentos para pessoas interessadas em serviços imobiliários e corretagem de imóveis. Ele utiliza o YouTube para passar dicas rápidas e tutoriais para quem quer aprender sobre esse mundo para promover o negócio dele.
3.** Blog:** Blogs são a melhor maneira de escrever sobre o seu conhecimento do negócio, e gerar tráfego para o seu website (blogs são muito bons para SEO, e mantem conteúdo atualizado diretamente no seu site).
Aqui está um exemplo do blog da Albert Imóveis. Eles usam o blog para publicar notícias sobre a comunidade local, dicas de decoração, estilo de vida e listagem de propriedades. Uma publicação no blog permite descrever suas listagens de imóveis num formato maior do que o oferecido por outros canais de mídia social (e marketing tradicional).
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Conclusão
Então, existem muitas técnicas e dicas de mídias sociais para corretores de imóveis. Espero que você experimente as dicas de marketing em mídia social apresentadas aqui. Lembre-se de sempre engajar seus clientes, e usar os recursos sociais online como você usa fora da Internet!
Existem também inúmeras maneiras que você pode usar o marketing em mídias socias no seu negócio imobiliário também. Que outras dicas você tem? Como você engaja seus clientes compradores de casas online?
Escreva no campo de comentários abaixo.
Escrito por: Mateus@Wishpond.com
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