Os 9 erros em anúncios no Facebook que podem prejudicar a sua taxa de cliques

Você não está alcançando a taxa de cliques que você esperava a partir dos seus anúncios no Facebook? Você não imagina o que possa estar errado?

Esse artigo mostrará em profundidade o que pode estar afetando a performance dos seus anúncios no Facebook.

Eu vou apresentar 9 erros que você pode estar cometendo. Vou mostrar exemplos de erros e explicar como esses erros podem prejudicar sua campanha. Também vou mostrar como você pode corrigi-los em anúncios no Facebook.

1. ** Formato Errado**

Deveria ser de conhecimento geral que os anúncios no Facebook são feitos no formato paisagem, então sua imagem também deve estar no formato paisagem também. Isso assegura que você faça o melhor uso do espaço disponível.

O anúncio no Facebook abaixo caiu na armadilha “bem, esta é a imagem que temos…Acho melhor usar esta mesmo.”

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Como corrigir esse erro:

Se você não possui outra imagem que se adeque ao seu anúncio no Facebook, eu recomendo que utilize algum editor de imagem para ampliar sua imagem. Se ela ficar muito distorcida, adicione uma caixa retangular ao redor da imagem. Eu fiz o anúncio abaixo utilizando o Microsoft Paint em apenas três segundos.

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2. ** Cor errada**

Não deve ser novidade para você que o Feed de Notícias do Facebook é branco e azul. Se a sua imagem estiver nas mesmas cores ela não terá destaque e sua visibilidade será prejudicada.

Eu recomendo usar vermelho, laranja e verde nos seus anúncios, já que estas cores comprovadamente chamam mais atenção.

Lembre-se: a finalidade da sua imagem no Facebook é atrair a atenção do usuário. Ela induz o usuário ao clique.

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Como corrigir o erro:

Se a imagem que você escolheu não pode ser alterada, eu recomendo que coloque uma borda laranja, azul ou verde ao redor da imagem. Novamente, isso é incrivelmente fácil de ser feito em qualquer editor de imagem (você não precisa ser um especialista em Photoshop).

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Você ficará surpreso como pequenos detalhes podem fazer grande diferença na performance de seu Anúncio no Facebook.

Experimente um teste A/B para sua imagens de anúncios no Facebook.

3. ** Muito texto na imagem**

Eu recomendaria não colocar texto em sua imagem, com duas exceções: a expressão “de graça” e o valor.

Você quer que a imagem atraia a atenção para o título, o que induz o usuário a clicar no seu anúncio no Facebook.

O anúncio no Facebook abaixo apresenta vários problemas, mas o texto em excesso é o principal ponto. Quão difícil deve ter sido para este veterinário encontrar uma simples foto de um cachorro? Fotos de animais de estimação são umas das imagens mais compartilhadas nas redes sociais.

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Como corrigir esse erro:

  • Mantenha sua imagem simples;
  • Deixe colorida e atrativa;
  • Não seja um anunciante do Facebook preguiçoso (a alteração que fiz na imagem abaixo não tomou mais do que 1 minuto);
  • Confira a prévia do anúncio antes de publicar!

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4. ** Muitos detalhes**

Assim como muito texto, muito detalhe pode arruinar a chance de um anúncio no Facebook ser bem sucedido, pois sua audiência pode não saber com certeza o que você está anunciando.

Lembre-se, quando escolher sua imagem, que ela provavelmente será reduzida (principalmente se for anunciar na barra lateral, como a maioria de nós faz). Tenha certeza dos detalhes que você quer destacar. E não inclua informações que não são necessárias.

O anúncio que eu coloquei abaixo, do Conselho de Turismo da Guatemala, tem boa apresentação, mas a imagem possui muitos detalhes. Eu imagino que ela deve ter sido tirada do website do Conselho e reduzida em 1000%. Neste caso, seria muito melhor escolher uma imagem mais simples e menor.

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Como consertar esse erro:

Como eu mencionei no terceiro problema, sua imagem serve para atrair a atenção do usuário do Facebook para o seu anúncio. O Conselho de Turismo da Guatemala teria feito uma melhor escolha se tivesse optado por uma simples imagem de uma ilha tropical.

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Outra regra é fazer com que o título, o texto e a imagem de seu anúncio trabalhem juntos para atrair a atenção do usuário. Se os itens estão competindo entre si pela atenção do usuário, você deve rever seu anúncio do Facebook.

5. Má escolha da Imagem

Tenha certeza que a sua imagem induz o usuário ao clique, ou que pelo menos não reduza suas chances.

A imagem abaixo, sobre uma oportunidade de emprego como Assistente Social, faz o trabalho parecer horrível. Não importa qual produto você está anunciando, sempre mostre o melhor dele.

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Como corrigir esse erro:

Se seu produto é tachado como chato, procure a melhor imagem para representá-lo (pergunte a sua equipe de vendas, tenho certeza que ela poderá te ajudar). Lembre-se que a imagem não precisa estar 100% relacionada ao seu produto.

Tudo o que eu fiz foi destacar o lado bem sucedido do trabalho como Assistente Social.

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Quer ter certeza que você está otimizando seus anúncios no Facebook através das taxas de clicks? Leia o artigo ’ as6 melhores práticas de anúncios com imagens do Facebook que podem alavancar sua taxa de cliques’.

6. ** Erros de Ortografia**

Está comprovado que ortografia importa no mundo do marketing. Palavras escritas erradas reduzem a credibilidade que a audiência deposita em você e pode ser muito prejudicial em publicidade.

Isto porque os anúncios no Facebook são seu cartão de visitas. A última coisa que você deseja é que um pequeno erro de ortografia fique gravado na mente do usuário.

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Como corrigir esse erro:

Confira seu anúncio. Depois confira de novo. Este não é complicado, mas você ficará surpreso como erros de ortografia acontecem com freqüência.

7. ** Título ruim**

A não ser que o nome de sua marca seja muito conhecido, eu não recomendo que você o utilize no título do seu anúncio do Facebook. E definitivamente não use a URL do seu website. (veja o anúncio abaixo)

Eu gosto de perguntas. Elas atraem atenção para o seu anúncio.

Seguem alguns exemplos:

  • Você está pronto?
  • Entre e Ganhe!
  • Ganhe $200 de desconto!

O anúncio do Facebook abaixo, para um site de textos humorísticos, apresenta vários problemas, não só no titulo. Nada nele atrai a atenção.

  • A imagem não é atrativa;
  • O título não mostra o valor ou uma pergunta;
  • O texto no corpo do anúncio é simplesmente “Textos Inusitados”;
  • Não tem chamada.

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Como corrigir esse erro:

Segue abaixo como deve ser feito.

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8. Chamada para ação

Vital para o sucesso de sua campanha no Facebook, A chamada para ação é o que vai encorajar a pessoa a clicar. A imagem atrai, o valor vende, mas a chamada para ação impulsiona o usuário ao clique.

Eu descarto os outros problemas no anúncio abaixo, mas foco na ausência de uma Chamada para Ação.

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Para ser sincera, a imagem é boa, o valor – Sempre no lado certo do Mercado - é bom. Contudo, eu não sinto necessidade de clicar.

Quando você não coloca uma chamada para ação em seu anúncio do Facebook você não direciona os usuários e eles escapam.

Como corrigir esse erro:

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A simples adição de “Comece seu curso agora!” dá ao usuário do Facebook aquele empurrãozinho a mais que ele precisa para clicar.

Sempre confira se seu anúncio do Facebook possui uma Chamada para Ação. Seguem alguns exemplos:

  • Entre para Ganhar!
  • Comece a ter sucesso hoje!
  • Obtenha uma cota agora!
  • Mexa-se!

9. Direcionamento pobre

Direcionamento pobre é um dos piores erros que você pode cometer, já que você estará desperdiçando seu dinheiro. Mesmo com uma imagem pobre, um título ruim e e erros de ortografia você ainda pode conseguir alguns clicks em seu anúncio do Facebook se ele for relevante para a audiência.

Na minha opinião o anúncio abaixo – que não apresenta crianças – significa que a PediaSure desperdiçou completamente parte do orçamento para publicidade. Isso é muito simples de evitar!

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Como Consertar seu Erro

Sua ferramenta de anúncios no Facebookdeve permitir que você marque o alvo do seu anúncio, caso você não utilize uma ferramenta que faça isso por você (como a Wishpond faz).

Para o anúncio acima basta direcionar a campanha aos pais utilizando uma segmentação para anúncios no Facebook. Outros anúncios podem ter diferentes táticas de direcionamento, porém é bom focar em seu público-alvo o máximo que conseguir. Basta se certificar que sua métrica de alcance aumente.

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Conclusão

Agora você sabe como evitar erros em seus anúncios no Facebook, e como, com um pequeno esforço, você pode fazer com que eles trabalhe a seu favor. Lembre que suas imagens devem ser atrativas, os títulos atraentes e a mensagem deve ser clara.

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Escrito por: Mariana @Wishpond.com