7 Etapas: Como otimizar automação de emails para aumentar vendas

7 Etapas: Como otimizar automação de emails para aumentar vendas

Você se esforçou para conseguir leads. Você usou redes sociais para gerar leads e você já realizou campanhas bem sucedidas em suas páginas de destino. Então, e agora?

Como cultivar seus leads para alavancar suas vendas?

Use automação de e-mails!

Automação de e-mails não é um conceito novo, mas acredite, somente 35% das empresas B2B possuem um programa de automação de e-mails.

Nesse artigo eu darei 7 sugestões de como otimizar seus emails para alavancar as vendas

7 etapas como otimizar automação de emails para aumentar vendas - Wishpond

Por que automação de emails?

Automação de e-mails não tão impessoal quanto parece - é na realidade uma ferramenta eficaz no fortalecimento de relações, se usada corretamente. Ser capaz de fornecer conteúdo relevante a seus contatos gera mais tráfego para seu website, aumenta o engajamento e converte visitantes em compradores.

Com automação de emails você pode:

  • manter contato com seus seguidores
  • desenvolver um relacionamento mais forte através de engajamento
  • manter seu negócio na memória do consumidor
  • dinamizar seu funil de vendas

Criar uma campanha de e-mail automatizada contatos demanda habilidade, mas quando você aprende as bases não e tão complicado. E não é só isso, fazendo corretamente você irá atingir ou até mesmo ultrapassar seus objetivos em retorno de investimento.

Veja abaixo 7 passos que você deve seguir:

1.Planeje a sua campanha

Para criar uma campanha de automação de e-mail, você deve decidir quais são seus objetivos. Quais são suas metas? Você possui resultados mensuráveis? Quem são seus alvos?

Seus objetivos devem ser:

  • Alimentar confiança em novos contatos, para direcioná-los através do seu funil de vendas
  • Converter clientes de testes gratuitos em clientes pagantes
  • Desenvolver conhecimento de marca através de conteúdo e educação
  • Atrair tráfego para o seu blog
  • Aumentar o engajamento em suas páginas em redes sociais
  • Criar engajamento contínuo entre seus consumidores para desenvolver o hábito de comprar.

Liste seus objetivos: Isso ajuda a comprovar a efetividade das suas campanhas automatizadas.

Identifique suas perspectivas: Liste perfis demográficos, comportamento online, critérios usados em antigas interações com sua empresa. O seu alvo é um novo contato ou um contato antigo? Eles realmente se relacionam com sua empresa nas redes sociais?

Quanto melhor você conhece o consumidor, melhor será para você criar campanhas eficazes. Em outras palavras - conheça seu cliente para aumentar as vendas.

Dicas para planejar sua campanha:

  • Defina as metas de cada uma de suas campanhas de e-mail
  • Desenvolva seus objetivos, dessa forma você será capaz de mensurar os seus resultados
  • Conheça seu consumidor. Liste públicos-alvo, e trace perfis considerando seus comportamentos online

2.Conheça as necessidades de compra de seus consumidores

É importante entender o processo de vendas pela perspectiva de seu consumidor também. Note que muitas vezes os consumidores não sabem que precisam de algo oferecido pela sua empresa. É sua função fazer com que ele saiba e seja atraído para os estágios do seu funil de vendas.

Basicamente, existem 4 etapas pelas quais seu consumidor deve passar

  • Reconhecimento da necessidade
  • Consciência (awareness)
  • Consideração
  • Compra

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fonte: Ciceron

Determine as necessidades e vontades de seus potenciais consumidores enquanto eles passam por estas etapas

Vamos supor que você venda colchões. Você pode seguir cada uma destas etapas e levantar dúvidas que seus clientes teriam

Como vendedor de colchões algumas dúvidas de seus clientes poderiam ser:

  • para reconhecimento da necessidade: “Por que não estou dormindo bem?”
  • para consciência: “Eu preciso de um novo colchão, mas qual?”
  • para consideração: “Eu quero o colchão X ou o colchão y? Onde eu posso conseguir a melhor informação e o melhor negócio?”
  • para compra: “Eu fiz a melhor escolha?”

Dicas para saber quais são as necessidades de seu consumidor:

  • Pense como seu consumidor e em suas necessidades e vontades
  • Determine em qual etapa do funil de vendas eles se encontram: reconhecimento da necessidade, consciência, consideração, compra
  • Faça perguntas que seu consumidor faria em cada etapa

3.Identifique caminhos, mas não complique

Crie caminhos baseados em seus objetivos, alvos e em que lugar do funil de vendas está seu consumidor.

Programe uma campanha de emails automáticos para enviar mensagens para seus potenciais clientes.

Campanhas de e-mails automáticos podem se tornar complexas rapidamente. Eu já vi empresas incluindo mais de 20 variáveis em seus diagramas de caminhos. Isso não funciona muito bem na hora de trabalhar as decisões do dia-a-dia. Mantenha simples.

Muitas das campanhas de automação de e-mails são baseadas em 1 ou 2 variáveis.

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Adicione táticas personalizadas (explicarei adiante) para desenvolver para desenvolver o carinho que você deseja obter a partir de gráficos de árvore de decisão mais complexas.

Por exemplo:

  • Configure um e-mail automático para cada landing-pages (páginas de destino) que solicitar e-mail;
  • Se algum potencial cliente fizer download de seu e-book, envie um e-mail automático
  • Cultive seu cliente com um segundo e-mail programado para ser enviado alguns dias depois
  • Personalize seu e-mail mencionando o download
  • Continue mantendo contato com emails regulares, segmentados e personalizados

Dicas para identificar seu caminho para automação de emails:

  • Crie emails automáticos aproximar a conexão com seus potenciais clientes
  • Mantenha o caminho simples - complicar pode levar a paralisia
  • Adicione táticas personalizadas para aprofundar a conexão

4. Crie suas mensagens

Planeje emails sucessivos, com seus objetivos finais em mente. Envie cada e-mail construindo com base no anterior.

Tenha em mente que você está cultivando seus clientes em etapas progressivas, saiba:

  • Seu primeiro emails deve ser uma mensagem de “obrigada”. Você pode incluir uma oferta secundária como um e-book grátis
  • Seu segundo e-mail deve lembrar o cliente sobre como ele deve proceder em sua oferta inicial e oferecer mais conteúdo para download. Se você é um B2C, você ter produzido um vídeo dos bastidores e publicado em sua fanpage do Facebook. Convide seus clientes para assistir e “curtir”
  • Seus e-mails sucessivos devem criar oportunidades para aprofundar o relacionamento e fortalecer a conexão entre sua empresa e seus clientes.

Crie conteúdo escrito e visual. Escreva seu assunto de e-mail e o texto de seu e-mail baseado seus objetivos e no seu segmento

Lembre-se que seu assunto de e-mail é muito importante para que seus emails sejam realmente abertos e lidos. Leia 8 dicas para escrever e-mails que geram conversões.

Dicas para criar sua mensagem

  • Planeje sua campanha de emails automáticos
  • Faça cada e-mail sucessivo sobre o anterior
  • Crie assuntos e textos de emails que convertam

5. Desenvolva landing pages

Sua landing page (página de destino) precisa ser consistente com as suas mensagens. Mensagens e imagens coesivas aumentarão a taxa de conversão.

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Se você uma identidade visual em particular para seu na chamada- para- ação de seu e-mail, tenha certeza de colocar-lo no topo da sua landing page.

Determine de quantas landing pages você precisa, depois desenvolva. Você pode utilizar templates de landing pages (que a Wishpond oferecerá em breve), para facilitar para a criação.

Tenha certeza que está utilizando Páginas de destino: Fundamentos e princípios de conversão.

Dicas para desenvolver suas landing pages

  • Determine quantas landing pages serão necessárias, faça o teste A/B
  • Mantenha sua landing page consistente com a mensagem em seu e-mail
  • Use templates de landing pages para facilitar para equipe de criação

6. Faça o teste A/B, acompanhe e mensure os resultados

Você realmente precisa testar seus emails para criar uma campanha totalmente otimizada

Teste seus emails em cada etapa da campanha.

Teste:

  • assunto de e-mail
  • conteúdo
  • chamadas
  • envio de e-mail
  • dias e horários
  • frequência

Mensure os resultados com um sistema de rastreamento que analise as taxas de conversão em um determinado período. Configure códigos UTM para campanhas ou use um sistema de análise (como o Google Analytics).

Acompanhe seus resultados para indicadores de performance (KPI) como:

  • taxa de entrega
  • taxa de visualizações
  • taxa de abertura
  • taxa de cliques
  • taxa de conversão em vendas

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Mensurar suas métricas e analisar os resultados irá otimizar as taxas de conversão. Use suas pesquisas para continuamente aumentar seus lucros.

Dicas para testar e mensurar seus resultados:

  • Teste algumas variáveis em sua campanha de e-mail marketing (como assunto, gatilho e chamada para ação).
  • Configure códigos UTM para rastreamento e outras métricas de análise para acompanhar os resultados
  • Mensure e analise os resultados para otimizar as taxas de conversão e aprimorar continuamente.

7. Otimize e repita

A beleza de campanhas de e-mail é que elas são fáceis de manter. Elas também não são tão caras para repetir.

Você deve testar sua campanha de e-mail constantemente.

Você pode otimizar algumas variáveis de seus emails, como:

  • frequência
  • dia e hora
  • assunto e texto
  • taxa de cliques
  • remetente (“De:”)

A vantagem é que você pode alterar todos esses elementos mesmo que sua campanha esta rolando. Quando seus emails estiverem otimizados, você poderá deixar que sua campanha aconteça sozinha - economizando seu tempo e o tempo de sua equipe de vendas. Esse é o propósito de automação, certo?

Monitore seus resultados semanalmente. Observe suas vendas crescerem!

Dicas para otimizar e repetir a sua automação de e-mail:

  • Continuamente otimize sua campanhas de emails automáticos
  • Uma vez que você esteja obtendo os resultados esperados, continue enviando emails automáticos
  • Veja suas vendas crescerem

Conclusão

Cultive seus contatos através de campanhas de emails automáticos otimizados. Continue monitorando os resultados, enviando suas mensagens e convertendo seus contatos. Aumente o tráfego em seu website, gere engajamento social e vendas!

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Bom, se você tiver mais dicas ou quiser compartilhar como nossas dicas funcionaram para você, escreva aqui embaixo.

Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.com