7 métodos: como conseguir mais fãs e likes no Facebook

Como Jeff Bullasdiz, “Conseguir mais likes ou curtidas na sua página do Facebook é a versão para redes sociais da construção do tradicional banco de dados de e-mail.

Um "like” na sua fanpage não é somente um dado irrelevante, ele representa uma pessoa que está interessada na sua empresa. Essa pessoa estabeleceu um canal de comunicação com você que fica aberto 24hr por dia, 7 dias por semana. Sim, está é uma ferramenta poderosa de marketing online.

O Facebook permite que você mantenha seus consumidores receptivos de uma maneira amigável e não invasiva. Seu cliente fará compras em sua loja somente algumas vezes no ano e emails com ofertas podem se tornar cansativos e acabar na caixa de spam do usuário. Então, mantenha seus clientes engajados entre as compras. Posts no Facebook são a chave.

Esse artigo te mostrará 7 melhores práticas para conseguir mais likes no Facebook, dentro e fora da plataforma.


Como conseguir mais fãs e likes na sua página do Facebook - Wishpond

Método 1 para conseguir mais likes no Facebook: Concursos

Concursos no Facebook são a forma mais fácil de gerar interesse e transformar usuários em fãs. A isca é um grande prêmio (algo se seja relevante para seu público) faz com que seja natural para seus consumidores curtir e se tornar um fã da sua página.

Como concursos fazem com que as pessoas “Curtam” a sua página e se tornem fãs?

A maior parte das ferramentas de concursos, assim como a Wishpond, fornecem um recurso chamado “Like-Gate”. Esse recurso faz com a página do concurso só aparece para o participante após ele clicar em “curtir” a sua página.

Um Like-gate é uma imagem com um texto pedindo ao participante para curtir a página antes dele acessar a página d campanha. Uma vez que ele tenha curtido a página ele será direcionado automaticamente para a tela da campanha. Praticamente todas as ferramentas de concursos, incluindo todos os aplicativos da Wishpond, possuem ‘Like-Gate’ e você pode habilitá- lo facilmente para qualquer concurso.

Veja um exemplo de Like-Gate:

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Eu sou terrível usando o Photoshop, então como incluo uma imagem para o Like-Gate do meu concurso?

A maior parte das ferramentas de concursos, inclusive todos os aplicativos da Wishpond, disponibilizam uma imagem padrão adequada para o tipo de concurso que você está realizando.

Concursos com 'Like-Gate’ são ótimos para gerar altas taxas de conversão em Anúncios do Facebook. Mas como eu explicarei no método 4, você precisa oferecer um incentivo para conseguir cliques a partir de anúncios no Facebook.

Método 2 para conseguir mais likes no Facebook: Cupons com Like-Gate

Cupons são ótimas formas de promoção. Algo pequeno como 10% de desconto dá às pessoas o incentivo para comprar, enquanto mantém sua margem de lucro praticamente intacta.

Com os aplicativos da Wishpond de Cupons e Compras Coletivas é fácil criar cupons com Like-Gate e códigos de cupons embutidos.

Um bom aplicativo de cupons torna fácil a criação de seus próprios cupons no Facebook. Compartilhar cupons é bem simples e muitas ferramentas (sim, como a da Wishpond) possibilita a você selecionar a opção de publicar automaticamente no mural do usuário. Isso significa que toda vez que um usuário participar um post será publicado no mural dele no Facebook convidando outros usuários a participar também.

A ferramenta de compras coletivas da Wishpond permite a você somente liberar o cupom a partir de um determinado número de participantes. Isso incentivas as pessoas a compartilharem a oferta para ter seu cupom desbloqueado, conseguindo ainda mais likes para sua página no Facebook. Veja o exemplo de Compras Coletivas abaixo:

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Uma forma de atrair tráfego para sua campanha é incluir uma chamada para ação no seu website. É uma ótima maneira de transformar visitantes do seu site em fãs, uma vez que eles já estão com a intenção de comprar de você. Veja o exemplo abaixo:

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Cupons com like-gate são ótimos para divulgar com Anúncios no Facebook como falarei no método 4 - gerando Likes no Facebook.

Método 3 para conseguir mais likes no Facebook: Like-Gated Ebooks

Algumas vezes conteúdos educacionais são melhores incentivos do que um desconto ou prêmio. Para empresas B2B especialmente, fornecer ebooks gratuitos pode atrair toneladas de novos fãs e consumidores.

Muitos ebooks possuem uma landing page para download hospedada em um website que inclui um formulário que deve ser preenchido para acessar o ebook. Hospedando seu ebook em uma aba na sua página do Facebook e incluindo o like-gate você aumentará o número de likes na sua página.

Hospedar seu ebook na sua fanpage ajudar a melhorar a taxa de conversão dos seus anúncios do Facebook. Estudos mostram que Facebook Ads que estão associados a páginas no Facebook resultam em maiores taxas de conversão comparados com anúncios associados a páginas fora do Facebook. Isso porque os visitantes da sua página consideram um Like muito menos invasivo do que uma informação pessoal como endereço de email.

Veja o exemplo abaixo de um típico Like-Gate que usamos em nosso e-book na fanpage da Wishpond.

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Método 4 para conseguir mais likes no Facebook: Anúncios no Facebook

Anúncios do Facebook são a maneira mais fácil de aumentar o número de likes no Facebook. Por quê? Por você está garantindo que a sua marca seja vista por uma audiência altamente segmentada.

Um anúncio no Facebook permite que a você direcionar sua campanha a uma audiência muito específica, garantindo que somente seu alvo veja o seu anúncio.

Uma importante coisa a ser lembrada é que anúncios do Facebook não são a mesma coisa que anúncios do Google. Isso, pois o seu anúncio do Google somente aparece quando a pessoa está realmente procurando pelas suas palavras-chave.

Porém este não é o caso dos anúncios do Facebook.

Um anúncio do Facebook aparece enquanto a pessoa está navegando pela rede social, por isso é provável que ela não vá seu produto naquele momento. Isso significa que você oferecer um incentivo usando um dos três métodos mencionados acima: cupons, concursos e ebooks.

Selecione um objetivo para seu anúncio como 'conseguir mais likes’. Esses anúncios permitem a você focar somente pessoas que ainda não são fãs da sua página, você criar um link para uma aba na fanpage e incluir um botão 'curtir’ no próprio anúncio. No anúncio abaixo nós utilizamos uma fórmula que é otimizada para conseguir mais likes no Facebook.

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A fórmula básica é “curta para__________”. Essa fórmula pode ser usada para atrair likes baseado em qualquer incentivo. Veja alguns que você pode experimentar:

  • Curta nossa página para ganhar um cupom de 15% de desconto
  • Curta para ganhar um guia completo para conseguir engajamento no Facebook
  • Curta para ganhar um tratamento estético no valor de R$100,00

Esses anúncios do Facebook são ótimos, pois eles podem vincular diretamente a uma aba na página do Facebook. Então, mesmo que a pessoa clique no anúncio ao invés de clicar em curtir, você ainda pode fazer com que eles curtam a página através de like-gated ebook, cupom ou concurso.

Eu tenho obtido muito sucesso ao usar imagens de pessoas, principalmente mulheres sorridentes. Estudos mostram que estas imagens são mais atrativas e convertem muito mais. É, ainda, mais sutil do que uma borda vermelha e consegue maior taxa de cliques.

Método 5 para conseguir mais likes no Facebook: Adicione um botão 'Curtir’ em seu blog

Uma ótima estratégia para capturar visitantes do seu blog, de uma maneira pouco invasiva, é fazer com que eles curtam a sua página do Facebook. Muitas pessoas são contrárias a fazer assinaturas para receber emails, por isso 'curtir’ pode ser uma alternativa perfeita.

Para ajudar na conversão, não faça com que os visitantes tenham que primeiro entrar na sua página para depois curtir. Permita que eles curtam logo ali no seu blog mesmo, utilizando um dos plugins do Facebook como Box Curtir ou Botão Curtir. O visitante curte a sua página em uma única etapa, aumentando muito a taxa de conversão.

Nós temos usado a caixa curtir em nosso blog. Como você pode ver ela se adapta perfeitamente a barra lateral do blog e mostra algumas informações através de fotos de amigos que já curtiram a sua página do Facebook.

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O plugin da caixa curtir pode ser customizado para se adaptar a diferentes estilos, veja um exemplo da mesma caixa usada no socialmediaexaminer.com:

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Download a caixa curtir! O Facebook facilita a sua vida ao fornecer um simples código, basta copiar e colar no html do seu blog.

Método 6 para conseguir mais likes no Facebook: Adicione um botão curtir no cabeçalho do seu site

Possuir um botão curtir no canto superior direito ou esquerdo é uma maneira fácil de conseguir mais likes na sua fanpage. Para um número de clientes este tem sido um motor constante de novos likes. Isso não atrai uma tonelada de likes de uma só vez, mas prejudica em anda ter o botão ali. E com o tempo os likes do Facebook podem aumentar.

Eu recomendo inserir seu botão curtir em um ligar de fácil visualização e com uma chamada para ação simples, como 'curta para saber mais sobre concursos e sorteios no Facebook’. Isso permite a você continuar cultivando novos likes sem ter que se preocupar em ter que atualizar a cada semana.

Veja o exemplo abaixo:

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Método 7 para conseguir mais likes no Facebook: Exclusivos Like-Gated Videos

Bastidores exclusivos e entrevistas são grandes incentivos para conseguir novos likes. Assim como ebooks, cupons, e concursos, vídeos também podem receber like-gate e ser inseridos em uma aba na sua página do Facebook.

Mas estes não podem ser quaisquer vídeos. Devem ser conteúdos exclusivos e não encontrados em outro lugar. Veja alguns exemplos de vídeos exclusivos:

  • bastidores de eventos
  • webinars
  • guias explicativos de seus produtos ou serviços

Por que o conteúdo deve ser especial?

As pessoas podem assistir a vídeos em qualquer lugar. Então seus vídeos devem ser particularmente interessantes para ganhar o like que você está pedindo. Mesmo sendo uma pequena ação, ainda assim é uma barreira para algumas pessoas. Então deve valer a pena.

O time de basquete americano Miami Heat possui uma página do torcedor em uma aba em sua fanpage. Essa página inclui vídeos, fotos, entrevistas e bastidores. Veja abaixo:

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Conclusão

Existem muitas histórias de empresas conseguindo toneladas de likes da noite para o dia. Esse não é o normal. Para as companhias, sem fazer um grande investimento em publicidade tradicional, conseguir um grande número de likes levará tempo.

Usando cada um dos métodos acima você poderá garantir um fluxo constante de likes para sua página através de chamadas para ação em todas as fontes de tráfego (no próprio Facebook, blog ou site) e de incentivos (conteúdos exclusivos e prêmios)

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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.

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