3 Métodos: Como divulgar seu concurso no Facebook

Você realiza concursos e sorteios no Facebook? Você está tendo os resultados que precisa?

Tenho visto muitas empresas - pequenas e grandes – realizar concursos culturais no Facebook. Muitos desses concursos alcançam grandes sucessos . Muitos deles falham. Uma coisa que eu aprendi é que, se você não sabe como divulgar o seu concurso , você não irá alcançar cliente interessado, e você não vai obter os resultados que você deseja para o seu negócio .

Se você for hospedar um Concurso Cultural no Facebook, eu realmente quero ver ele sendo bem sucedido. É por isso que eu escrevi e separei em 3 vertentes de abordagens de como comercializar o seu próximo concurso cultural no Facebook .

Nesse post irei falar da primeira que é como utilizar e-mail para promover seu concurso cultural no Facebook, mais para frente falarei sobre os anúncios do Facebook em mais. Todos eles vão te ensinar como fazer o seu concurso no Facebook um sucesso.

Observação: Saiba a forma correta de anunciar o vencedor do seu concurso/sorteio

Enviar e-mail para promover seu Concurso Cultural no Facebook

Ao contrário da crença de muitas mídias sociais esses dias, e-mails são vistos e aberto em uma taxa crescente . Isso faz deles um método altamente eficaz para obter a uma resposta sobre o seu concurso, e visando a sua mensagem para o público certo .

Em todos os seus e-mails, coloque um excelente assunto, segmente seus e-mails, e personalize o seu corpo de e-mail, o deixando mais direto e pessoal. Leia mais dicas de como utilizar e-mail para promover o seu concurso no Facebook logo mais abaixo.

Veja como construir uma campanha de e-mail para promover a participação no seu Concurso Cultural no Facebook:

Pré–Concurso(antes do lançamento oficial):

Antes do seu próximo concurso ser lançado, crie expectativa nos usuários. Envie e-mail para seus contatos para animar o interesse em seu próximo concurso.

Sua mensagem de pré-competição pode ser o seu próprio e-mail, ou você pode incluí-lo como um teaser em no seu e-mail diário de e-newsletters. Use seu bom senso para determinar como você vai mandar sua mensagem de pré lançamento. Lembre-se de não tornar o e-mail chato, pois a ideia aqui é torná-lo mais interessante para os usuários.

Em seu e-mail pré-concurso inclua informações tais como:

• Detalhes importantes do concurso, como quando ele começa e termina por exemplo

• Uma imagem de apresentação (teaser) do seu prêmio

• Sugestões quanto ao que o concurso implica (por exemplo, o que os participantes devem fazer para participar de seu Concurso Cultura de Fotos, como enviar imagem dentro do tema etc.)

• Uma chamada fácil de ação para curtir sua página no Facebook antes da competição, então os fãs vão continuar sendo os primeiros a saber sobre suas campanhas

Durante o Concurso:

No dia que o seu concurso começa, envie outro e-mail. Convide seus assinantes a participarem de seu novo concurso.

Aqui está uma imagem de seu painel social da Wishpond, o que o torna mais fácil o envio de e-mails aos seus contatos.

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Em seu e-mail sobre, quanto mais fácil você o criar para apresentar o novo concurso aos interessados, mais as pessoas vão participar.

Nesse e-mail não esqueça de incluir:

• Os passos a tomar para participar de sua campanha;

• O que você está oferecendo ao seu fã/cliente em troca de sua participação;

• Uma descrição do seu prêmio, com uma imagem;

• Um botão fácil de chamada para seu Concurso, como “Inscreva-se agora”.

Segue um exemplo de e-mail para conduzir seus contatos de e-mail para sua página do Facebook onde está o concurso:

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Pós-concurso:

Uma vez que o concurso é é finalizado, e você já selecionou o vencedor, envie e-mail aos participantes. Se você já usou um aplicativo de terceiros, como os da Wishpond, você vai ter recolhido novos e-mails de seus participantes.

Você também terá muitos importantes dados do Facebook para cada um de seus participantes. Use-o para segmentar suas listas, e enviar e-mails personalizados para todos os seus participantes.

Aqui está uma imagem do banco de dados de contato de um aplicativo de terceiros de um Concurso no Facebook. Isso torna mais fácil para coletar e-mails, segmentá-los e exportá-los para o banco de dados de seu e-mail marketing.

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Por exemplo, se você executou um concurso de voto, você saberá quais os participantes votaram para que escolha. Você também pode saber onde eles estão localizados, sexo, faixa etária, e até mesmo as páginas que eles curtem no Facebook. Segmente seus e-mails de acordo com a escolha de voto que cada participante fez, e personalize-o com o nome de sua cidade, ou qualquer outra informação pertinente.

Em seu e-mail pós-concurso inclua:

• Um agradecimento a todos os participantes

• Um convite para seus queridos participantes ficarem atento ao seu próximo concurso

Se antecipe e aproveite a oportunidade para construir relacionamentos com clientes e vendas. Quando você enviar o e-mail agradecendo a todos os os participantes, você pode dar-lhes um desconto (de 10% ou mais) no seu produto ou serviço. Isso pode estender seu alcance no concurso, transformando os participantes em cliente/consumidores reais.

Segue um exemplo da Stitch Collectivede comoeles enviam e-mails de pós- concurso, promove o seu produto e oferece a todos os participantes um desconto:

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Tópicos chave tratados nesse post:

• Utilize e-mails segmentados e personalizados para promover seu concurso no Facebook antes, durante e depois de sua campanha

• Utilize as ferramentas de email marketing como o MailChimpou o Constant Contact, e o integre com o seu banco de dados de e-mail do concurso no Facebook

• Construa melhores relacionamentos com os clientes, desenvolvendo e-mails para clients potenciais através de seu concurso no Facebook

Utilize e-mail para tornar viral o seu Concurso Cultural e obter os resultados de participação que você precisa. Promova o seu concurso antes de começar, enquanto ele está rolando, e depois de ter finalizado alcançando os melhores retornos para a sua campanha no Facebook.

Promova o seu Concurso Cultural no Facebook em canais sociais:

Cross- promoteo termo em ingles significa comercializar o seu concurso em seus sites de mídia social. Seus sites de mídia social incluem sua página no Facebook, o seu Twitter, o seu blog, e qualquer outro site social que você tenha conta como o Google+ , Instagram , LinkedIn, Pinterest , Vine e outros.

Promova o seu Concurso Cultural do Facebook em todos os seus sites de redes sociais, para que seu concurso tenha mais alcance.

Veja como construir uma campanha de marketing de mídia social para promover seu Concurso:

Pré-Concurso:

Assim como em sua campanha de e-mail (se você não leu o meu post anterior, clique aquipara saber do que estou falando), consinga impulsionar o seu concurso através de cross- promote , antes mesmo que ele comece.

Por exemplo:

  • Publique algo que desperte curiosidade em sua página no Facebook;

  • Escreva um pequeno artigo sobre ele em seu blog;

  • Tweete sobre isso em seu Twitter diariamente;

  • Publique uma imagem sobre ele no Instagram.

Gere entusiasmo sobre o seu concurso, e começe a espalhar pelas redes algo sobre sua promoção. Inclua um link para sua página no Facebook , com uma chamada para ação para curtir sua página antes de seu próximo concurso.

Quando você for publicar sobre o seu concurso, certifique-se de ter o seu público-alvo em mente, e tenha certeza de cada local em mente, também.

No Twitter, por exemplo, você precisa publicar com mais frequência do que no Facebook . Você pode tweetar sobre o seu concurso , uma vez por dia para que seus seguidores do Twitter cliquem no link e também curta sua página no Facebook antes mesmo do concurso entrar no ar.

Segue um exemplo de um post no Twitter para o pré–concurso do The Shore Club. Eles promovem a sua página no Facebook e futuros concursos com um link em seu tweet.

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Durante o concurso:

Quando o concurso realmente for lançado, publique atualizações interativas em seus sites sociais. Agora é a hora de realmente espalhar o tema escolhdio, e seus sites de redes sociais são uma forma incrível de aumentar o alcance de seu concurso .

Promova o seu concurso, através de:

  • Seu blog, publicando detalhes do concurso e uma chamada para ação (com um link) para sua página do concurso no Facebook.

  • Twitter, postando atualizações e links para seu concurso Facebook

  • Instagram, com uma imagem do prêmio e a URL de sua página no Facebook

  • Facebook com várias publicações

No Facebook, por exemplo, publique atualizações diárias sobre o seu concurso.

Em suas atualizações do Facebook , inclua:

  • Chamada para ação fácil de ser ler e clicar

  • Informações sobre o prêmio do concurso

  • Imagem do prêmio e ou o tema do concurso

  • Link direto para onde o concurso está hospedado

  • Faça uma boa publicação em sua página e a destaque para manter a mesma sempre no topo da página (mais visível para os visitantes).

Segue um exemplo em ingles de uma publicação destacada:

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Continue publicando sobre o concurso para a sua duração. Isso vai server de alerta/aviso aos seus fãs do Facebook entrarem no seu concurso e também faz com que sua publicação tenha mais chances de ser vistas no feeds de notícias de seus fãs .

Segue um exemplo de lembretes (como publicação) da marca Eggo:

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Além disso, se você estiver usando um aplicativo de terceiros como o da Wishpond, você pode configurar o seu concurso no Facebook para ser publicado no mural dos participantes assim que os mesmo entrarem em seu concurso.

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Pós- concurso:

Quando o concurso for concluído, mantenha contato com seus seguidores sociais. Anuncie o vencedor (s) em seus redes sociais.

Publique uma foto do vencedor em sua página do Facebook, um link para ele de todos os seus outros sites de redes sociais, para atrair mais tráfego para sua página do Facebook .

Faça uma curta publicação parabenziando o vencedor(s), e agradeça a todos pela participação.

Não esqueça de mencionar que você estará executando outro concurso em breve, para manter cada vez mais pessoas curtindo sua página no Facebook .

Tópicos chave tratados nesse post:

-Utilize os sites de mídia social para promover seu concurso antes, durante e depois da sua campanha (qualquer que seja).

-Link de volta à sua página no Facebook em suas atualizações no Twitter, Pinterest, Google+, Instagram e mais.

  • Incluir chamada para ação como “entrar no concurso “, “compartilhar com os amigos ” e “Curta-nos no Facebook ” quando você promover.

Último método: Utilize Facebook Ads para comercializar o seu Concurso

Publicidade no Facebook é uma maneira simples de transmitir sua mensagem para o seu publico-alvo

Ao criar anúnicios no Facebook sua mensagem pode ser vista por:

  • Ainda mais por seus fãs, amigos de fãs e outros interessados

Facebook sabe muito sobre seus usuários. Suas opções de publicidade permitem alcançar as pessoas com base em seus interesses , localização, idade, sexo e outros dados demográficos bem específicos. Você que define o seu próprio orçamento diário, dessa forma você controla o quanto gastar por dia. Leia mais sobre publicidade no Facebook aqui!

Veja como construir uma campanha publicitária no Facebook para comercializar o seu concurso:

Pré -concurso:

Crie certa expectativa para o seu próximo concurso. Promova a sua próxima campanha com anúncios no Facebook e faça com que as pessoas curtam sua fanpage

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  • Não esqueça de incluir: data de início, o nome da sua empresa e o prêmio

  • Uma imagem que tenha haver com sua marca e ou o tema de seu concurso

  • Uma chamada para ação clara e objetiva para curtir sua página no Facebook

Você pode criarPromoted postorLike building post. Um promoted post é uma maneira de pagar para obter uma das suas atualizações do Facebook sendo vista ainda mais por seus fãs. Um like building post é uma maneira de atingir um anúncio que você faz, para ser visto por pessoas que ainda não estão conectados à sua página ou seja, que não são seus fãs.

Monitore e avalie seus resultados utilizando o Google Analytics da publicidade no Facebook.

Dica : OFacebook monitora automaticamente os seus anúncios, e destina melhor seus gastos através do melhor desempenho dos anúncios. Se você quiser faça o teste A/B (para cada opção dada acima) e crie os anúncios em diferentes campanhas.

Durante o concurso:

Durante o seu concurso é onde você pode usar a maior parte de seu investimento em publicidade. Este é o momento para anunciar, para obter resultados imediatos.

Crie anúncios que irá aumentar as participações em seu concurso. Inclua chamadas para ação com links e mensagens atraentes em seus anúncios para obter o máximo cliques, likes e participantes no concurso.

Utilize anúncios no Facebook para direcionar o post promovido para seus fãs e amigos de fãs. Com um post Promovido, use o seus melhores resultados de posts (os mais engajados) do concurso.

UtilizeLike building postvoltado especificamente para o seu mercado, e tenha os seus anúncios vistos por pessoas que não curtem sua página ainda. Com oLike building postvocê pode determinar seu público por localização, gênero, idade e interesses.

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Em seus anúncios, não se esqueça de incluir:

  • Informações sobre seu concurso

  • O nome da sua empresa/marca

  • O prêmio que você está oferecendo

  • Uma imagem de seu prêmio ou algo sobre o Concurso

  • Uma informação sobre como participar de seu concurso

  • Um link para a página de destino do concurso no Facebook

Um ótimo exemplo de anúncios no Facebook durante um concurso da Fountain Tire. Os links utilizado no anúncio vai diretamente para a página do concurso.

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Se você não tem certeza de como atingir um novo mercado, ou se esses anúncios do Facebook parece tudo muito confuso, não se preocupe, a equipe Wishpond tornou isso fácil para você com a nova integração com o Facebook Ads.

Pós- concurso:

Após o concurso chegar ao fim, continue a promovendo a sua página e comercializando o seu negócio.

Depois que seu concurso acabar, utilize anúncios para:

  • Parabenizar o vencedor

  • Mostrar o seu prêmio

  • Convidar as pessoas a curtir sua página

  • Construir expectativa para o próximo concurso

Tópicos chave tratados nesse post:

  • Utilize os anúncios do Facebook para estender o alcance de suas campanhas tais como concurso

  • Destinar melhor o seu orçamento de publicidade durante o período do concurso para obter resultados imediatos

  • Utilizar o post promovido para que seus anúncios sejam mais vistos por seus fãs e amigos deles

  • UtilizeLike buildingpara atingir o publico certo de seu concurso e ganhar novos fãs

Aprenda como promover suas publicações com o_ anúncios no Facebook aqui._

Promova o seu Concurso Cultural no Facebook em canais sociais:

Cross- promoteo termo em ingles significa comercializar o seu concurso em seus sites de mídia social. Seus sites de mídia social incluem sua página no Facebook, o seu Twitter, o seu blog, e qualquer outro site social que você tenha conta como o Google+ , Instagram, LinkedIn, Pinterest , Vine e outros.

Promova o seu Concurso Cultural do Facebook em todos os seus sites de redes sociais , para que seu concurso tenha mais alcance.

Veja como construir uma campanha de marketing de mídia socialpara promover seu Concurso:

Pré - Concurso:

Assim como em sua campanhade e-mail (se você não leu o meu post anterior, clique aquipara saber do que estou falando), consinga impulsionar o seu concurso através de cross- promote , antes mesmo que ele comece.

Por exemplo:

  • Publique algo que desperate curiosidade em sua página no Facebook

  • Escreva um pequeno artigo sobre ele em seu blog

  • Tweetsobre isso em seu Twitter diariamente

  • Publique uma imagem sobre ele no Instagram

Gere entusiasmo sobre o seu concurso , e começe a espalhar pelas redes algo sobre sua promoção. Inclua um link para sua página no Facebook , com uma chamada para ação para curtir sua página antes de seu próximo concurso.

Quando você for publicar sobre o seu concurso , certifique-se de ter o seu público-alvo em mente, e tenha certeza de cada local em mente, também.

No Twitter, por exemplo , você precisa publicar com mais frequência do que no Facebook . Você pode twitar sobre o seu concurso , uma vez por dia para que seus seguidoresdo Twitter cliquem no link e também curta sua página no Facebook antes mesmo do concurso entrar no ar.

Segue um exemplo de um post no Twiter para o pré –concurso do The Shore Club. Eles promovem a sua página no Facebook e futuros concursos com um link em seu tweet.

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Durante o concurso:

Quando o concurso realmente for lançado, publique atualizações interativas em seus sites sociais. Agora é a hora de realmente espalhar o tema escolhdio, e seus sites de redes sociais são uma forma incrível de aumentar o alcance de seu concurso .

Promova o seu concurso , através de:

  • Seu blog, publicando detalhes do concurso e uma chamada para ação (com um link) para sua página do concurso no Facebook.

  • Twitter, postando atualizações e links para seu concurso Facebook

  • Instagram, com uma imagem do prêmio e a URL de sua página no Facebook

  • Facebook com várias publicações

No Facebook, por exemplo, publique atualizações diárias sobre o seu concurso.

Em suas atualizações do Facebook , inclua:

  • Chamada para ação fácil de ser ler e clicar

  • Informações sobre o prêmio do concurso

  • Imagem do prêmio e ou o tema do concurso

  • Link direto para onde o concurso está hospedado

  • Faça uma boa publicaçao em sua página e a destaque para manter a mesma sempre no topo da página( mais visível para os visitants).

Segue um exemplo em ingles de uma publicação destacada:

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Continue publicando sobre o concurso para a sua duração. Isso vai server de alerta/aviso aos seus fãsdo Facebook entrarem no seu concurso e também faz com que sua publicação tenha mais chances de ser vistas no feeds de notícias de seus fãs .

Segue um exemplo de lembretes (como publicação) da marca Eggo:

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Além disso, se você estiver usando um aplicativo de terceiros como o da Wishpond, você pode configurar o seu concurso no Facebook paraser publicado no mural dos participantes assim que os mesmo entrarem em seu concurso.

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Pós- concurso:

Quando o concurso for concluído, mantenha contato com seus seguidoressociais. Anuncie o vencedor(s) em seus redes sociais.

Publique uma foto do vencedorem sua página do Facebook, um link para ele de todos os seus outros sites de redes sociais , para atrair mais tráfego para sua página do Facebook .

Faça uma curta publicação parabenziando o vencedor(s), e agradeça a todos pela participação.

Não esqueça de mencionar que você estará executando outro concurso em breve, para manter cada vez mais pessoas curtindo sua página no Facebook .

Tópicos chave tratados nesse post:

-Utilize os sites de mídia socialpara promover seu concurso antes, durante e depois da sua campanha(qualquer que seja).

-Link de volta à sua página no Facebook em suas atualizações no Twitter, Pinterest , Google+ , Instagrame mais

  • Incluir chamada para ação como “entrar no concurso “, “compartilhar com os amigos ” e “Curta-nos no Facebook ” quando você promover

Último método: Utilize anúncios no Facebookpara promover o seu concurso

Publicidade no Facebook é uma maneira simples de transmitir sua mensagem para o seu publico-alvo

Ao criar anúncios no Facebooksua mensagem pode ser vista por:

  • Ainda mais por seus fãs, amigos de fãs e outros interessados

Facebook sabe muito sobre seus usuários. Suas opções de publicidade permitem alcançar as pessoas com base em seus interesses, localização, idade, sexo e outros dados demográficos bastante específicos. Você que define o seu próprio orçamento diário, dessa forma você controla o quanto gastar por dia. Leia mais sobre publicidade no Facebook aqui!

Veja como construir uma campanha publicitária no Facebook para comercializar o seu concurso:

Pré-concurso:

Crie certa expectativa para o seu próximo concurso. Promova a sua próxima campanha com anúncios no Facebook e faça com que as pessoas curtam sua fanpage

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  • Não esqueça de incluir: data de início, o nome da sua empresa e o prêmio

  • Uma imagem que tenha haver com sua marca e ou o tema de seu concurso

  • Uma chamada para ação clara e objetiva para curtir sua página no Facebook

Você pode criarPromoted postorLike building post. Um promoted post é uma maneira de pagar para obter uma das suas atualizações do Facebook sendo vista ainda mais por seus fãs. Um like building post é uma maneira de atingir um anúncio que você faz, para ser visto por pessoas que ainda não estão conectados à sua página ou seja, que não são seus fãs.

Monitore e avalie seus resultados utilizando o Google Analytics da publicidade no Facebook.

Dica :Facebook monitora automaticamente os seus anúncios, e destina melhor o seus gastos através do melhor desempenho dos anúncios. Se você quiser faça o teste A/B (para cada opção dada acima) e crie os anúncios em diferentes campanhas.

Durante o concurso:

Durante o seu concurso é onde você pode usar a maior parte de seu investimento em publicidade. Este é o momento para anunciar, para obter resultados imediatos.

Crie anúncios que irá aumentar as participações em seu concurso. Inclua chamadas para ação com links e mensagens atraentes em seus anúncios para obter o máximo cliques, likes e participantes no concurso.

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Em seus anúncios, não se esqueça de incluir:

  • Informações sobre seu concurso

  • O nome da sua empresa/marca

  • O prêmio que você está oferecendo

  • Uma imagem de seu prêmio ou algo sobre o Concurso

  • Uma informação sobre como participar de seu concurso

  • Um link para a página de destino do concurso no Facebook

Um ótimo exemplo de anúncio no Facebookdurante um concurso da Fountain Tire. Os links utilizado no anúncio vai diretamente para a página do concurso.

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Se você não tem certeza de como atingir um novo mercado, ou se esses anúncios do Facebook parece tudo muito confuso, não se preocupe, a equipe Wishpond tornou isso fácil para você com a nova integração com anúncios no Facebook.

Pós-concurso:

Após o concurso chegar ao fim, continue a promovendo a sua página e comercializando o seu negócio.

Depois que seu concurso acabar, utilize anúncios para:

  • Parabenizar o vencedor

  • Mostrar o seu prêmio

  • Convidar as pessoas a curtir sua página

  • Construir expectativa para o próximo concurso

Tópicos chave tratados nesse post:

  • Utilize os anúncios do Facebook para estender o alcance de suas campanhas tais como concurso

-Destinar melhor o seu orçamento de publicidade durante o período do concurso para obter resultados imediatos

  • Utilizar o post promovido para que seus anúncios sejam mais vistos por seus fãs e amigos deles

  • UtilizeLike buildingpara atingir o publico certo de seu concurso e ganhar novos fãs

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A Wishpondquer ajudar você de todas as formas para um bom marketing online.Fique ligado em nosso blog para aumentar o número de likese engajamento da sua página no Facebook e conquistarfãs super fíeis.

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Escrito por: Thiara@wishpond.com

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