ROI na Mídia Social – Como conseguir : Fãs e Seguidores nas Mídias Sociais
Qual é o benefício de um fã ou seguidor?
Ter as pessoas tornando-se um fã ou um seguidor abre um canal ocasional 24/7 de marketing com eles. Você literalmente pode promover o seu negócio sempre que você quiser – O que nunca foi possível antes.
Como você conquista fãs e seguidores?
Conquistar seguidores na redes sociais pode ser feito de várias maneiras. Sua rede social oferece diversos tipo de conteúdos (concurso de foto,votação ou de legenda de foto) você pode executar gerar rápido crescimento de sua base de fãs. Uma maneira fácil de conquistar um grande número de novos fãs e seguidores é realizando sorteios.
A empresa Lindt sabe que sorteios são uma ótima maneira de aumentar seguidores nas mídias sociais.
Portanto, eles lançaram um sorteio noValentine’s Day__pedindo para seus fãs do Facebook que enviassem um cartão eletrônico personalizado para participar do concurso com a chance de ganhar uma cesta de presente para o “ Dia dos namorados”.
O que as empresas podem aprender com isso?
Tornar endereço de email necessário para participar
Estimular a participação promovendo sorteios em várias redes sociais
Considerar a utilização de certos incentivos para atrair competidores
Utilizar seus próprios produtos como prêmio
Contactar vencedoresdo concurso via email
Conhecer as politicas e regras do Facebook para concurso (Nós te ajudamos!)
Utilizar aplicativos da Wishpond para sorteios e concursos.
Vários concursosperiodicamenteé tão importante quanto compartilhar conteúdos valiosos e atraentes regularmente. Seguidores irão“curtir” , compartilhar e comentar sobre seus concursos se for interessante e divertido. Isso irá te ajudar a construir uma forte presença online, aumentar a viralidade de suas publicações e criar comunidade de fãs defensores da sua marca. De modo a deixar seus seguidores envolvidos e atrair novos fãs, os estimule a compartilhar conteúdos em suas redes sociais.
Little Caesars__regularmente compartilha publicações comconteúdosdivertidos incluindo imagenshumorísticase atualização de status em sua página do Facebook para aumentar o engajamento dos consumidores – e isso realmente funciona. Little Caesars tem quase 1,500,000 fãs em sua Fanpage.
O que as empresas podem aprender com isso?
Pedir aos fãsque “curtam” se eles concordam com um comunicado
Anunciar produtos , vendas, noticias de eventos etc.
Publicardiversostipos de conteúdos ( fotos, vídeos, releases, atualizações de status, bastidores, etc)
Fazer perguntas para gerar debates e criar mais engajamento
Comemorar datas importantes, feriados e momentos relevantes da história
Manter asmensagensbreve para gerar mais “likes” (max 200 caracteres)
Mensagens finais com perguntas parar envolver e deixar o usuário mais perto
Publicar regularmente para manter seus seguidores atualizado.
Uma ferramenta muito eficaz para promover o seu site é oweb widgets, tal como o botão “like” do Facebookque pode ser fixado em seu site. Quando um fã clica no “like”, esta ação irá ser reportada de volta ao Facebook. Cada vez que um visitante clica no botão “like”, seu site pode ser visto por todos os seus amigos. Você pode atrair novos fãs e mais leitores defensores da sua marca, pois é uma recomendação pessoal ao invés de um resultado de pesquisa na web. Para obter os seus botões instalados em seu site entre em contato com a Wishpond e faça o teste por 14 dias.
Como você pode ver no exemplo abaixo, a Nike em seu principal site lista todas as contas no Facebook e Twitter que pode ser “curtida”individualmente:
Twitter é uma plataforma social muito útil para criar relacionamentos e trocar informações. Empresas e formadores deopiniãofazem uso do Twitter para compartilhar suas mensagens e influenciar a sua indústria e públicos-alvo. Para de construir relacionamentos com clientes e público alvo, você precisa se comunicar e interagir diretamente com o seu público via Twitter, isso vai ajudar a expandir a rede da sua empresa, estabelecer conexões e atrair novos clientes.
Ocaráteraberto do Twitter possibilita muitas coisas. Primeiro de tudo, você pode aprender algo de uma discussão no Twitter. As pessoas têm um monte de informações e pontos de vista diferentes e por aderir ou seguir uma conversa no Twitter, você pode aprender mais detalhes sobre o seu setor que anteriormente não conhecia. Além disso, o Twitter dá a oportunidade de se posicionar como um influenciador e uma fonte confiável.
Pormeio de um Tweet de um conteúdo interessante, inteligente e informativo, respondendo e fazendo perguntas, você pode provar para o seu público que é respeitávele com certeza irá ganhar alguns seguidores ao longo do caminho. Isto irá construir sua reputação online e na vida real.Você também vai ganhar contatos valiosos em seuárea As pessoas que têm conversas com você pode começar a se sentir confortávele confiar em sua experiência, o que irá torná-los mais dispostos a trabalhar com você no futuro. Esta é a verdadeira “rede” parte do termo “redes sociais”.
Existe uma ótima maneira de participar das discussões no Twitter, por mais que pareça insuficiente, complicado e demorado no início, você acabará se sentindo mais confortável com isso e dará mais valor por sua participação.
Richard Branson, o fundador da Virgin Group interage e se conecta com seus seguidores no Twitter regularmente. Uma boa maneira de fazer seus seguidores compartilhar os seus pensamentos é uma pergunta que está diretamente dirigida ao seu público e incide sobre eles. Richard Branson iniciou sua conversa no Twitter com a pergunta “O que você tem feito para tornar o mundo melhor hoje” e convidou seus seguidores Twittando : “Pense sobre isso”.
A Wishpond tem uma forte ligação com o seu cliente e sabe como usar o Twitter para construir uma relação ainda mais forte. Enviar tweets que mostram grande interesse no que seus seguidores fazem irá favorece-los e ajudá-los a aumentar um vínculo.
O que as empresas podem aprender com isso?
Criar perguntas atraentes para discussão;
Encontrar o equilíbrio certo entreescutar, compartilhar sua própria informação e conteúdos relevante;
Compartilhar o seu conhecimento para ajudar seus seguidores;
Entender como participar e influenciar a conversa;
Reconhecer os comentários das pessoas por retweets ou respondendo a eles;
Atuar como um elo de ligação para o público de sua empresa;
Leia mais:
- Medindo ROI em Concursos e Promoções no Facebook
- O ROI da Mídia Social - Como conseguir: Envolvimento de usuários com sua a marca
- O ROI da Mídia Social – Como conseguir: Alcance
- ROI das Mídias Sociais – Como conseguir: Novos endereços de e-mail
- ROI na Mídia Social – Melhor custo-benefício em publicidade super segmentada