Afinal, o que é Landing Page (e como funciona)?

Afinal, o que é Landing Page (e como funciona)?

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Já faz algum tempo (mas precisamente desde que entrei na faculdade de publicidade e propaganda) que sempre tenho amigos me perguntando algo sobre redes sociais. Normalmente quando eu explico o que faço sempre tem alguém interessado em saber mais dicas de como ganhar engajamento no Facebook (e mais likes) e mais.

E ultimamente, eu estou sendo perguntada sobre marketing online em geral.

As pessoas querem saber como engajar potenciais consumidores diretamente em seus sites, como gerar leads, aumentar o número de vendas online e assim por diante. A Wishpond tem ferramenta de marketing online para criar landing pages otimizadas, anúncios segmentados, geração de leads e ainda e-mails personalizados para aprofundar o relacionamento com os clientes.

E quando eu converso com alguém interessado em mídias sociais e marketing online para pequenos negócios, eu sempre falo sobre landing pages, mas muitas vezes as pessoas mostram não ter muito conhecimento sobre o que é uma landing page e para que ela deve ser criada.

Fazem alguns anos que surgiram as landing pages e mesmo assim muitos ainda não sabem direito do que se trata, como usar e ou por que criar. E é por isso que estou criando esse texto de hoje, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e caso você já tenha uma landing page, compartilhe esse artigo com quem ainda não tenha.

Sabe por que eu estou pedindo compartilhamento desse artigo? Pois hoje eu vou estar responder sua pergunta de marketing online mais lembrada: “Afinal, o que é uma landing page?”.

O que é Landing Page?

Em termos de marketing, uma landing page é uma página distinta em seu site que é criada para um único objetivo de conversão. Em outras palavras, uma landing page deve ser planejada, escrita e desenvolvida com uma proposta de negócio em mente, e deve ter uma solicitação que demande uma ação (como através de um formulário de inscrição) facilitando a conversão.

Para que sua landing page possa ficar totalmente distinta do restante de seu site, alguns profissionais ainda sugerem que você a crie sem barra de navegação para não distrair os visitantes e chame toda atenção para seu único objetivo de conversão.

Por exemplo, um artigo de blog do seu site com uma URL distinta não é uma landing page. Se não tem uma única solicitação para conversão, e se foi criada para mais de uma proposta de negócio, é portanto uma página do site (não uma landing page). Exemplo do blog Viver de blog utiliza o menu lateral para promover seus conteúdos.

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Por outro lado, uma página parar baixar um e-book com uma CTA para conversão e uma proposta única(que é gerar leads através de conteúdo) - essa é uma landing page.

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Isso faz sentindo?

Então uma Landing Page é apenas como uma Homepage?

Não! Landing page não é sua homepage.

Sua homepage não é uma landing page. Por que?

Isso tem:

  • um único propósito
  • uma oportunidade de conversão (como uma CTA)

Sua homepage geralmente tem muitas propostas - para apresentar seus visitantes quem você é, mostre exemplos de seus produtos, insira vídeo de depoimentos de clientes falando sobre sua marca e outras coisas do tipo. Sua homepage provavelmente tem fomulário e botão da CTA (tais como um formulário “Se inscreva”, botão “teste grátis”). Mas sua homepage não tem um formulário de conversão.Está atendendo mais de um objetivo de conversão.

Na página do mercado livre(abaixo), existem várias CTA’s que o visitante pode clicar caso se interesse pelo produto. Mas essa página não é uma landing page com um único objetivo de conversão que é mais fácil para um visitante agir e melhor para vender ou divulgar alo específico. Perceba a diferença entre landing page (um único produto promovido, e página/site com todos os produtos sendo promovidos)

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Perceba que nessa página (imagem acima) o visitante tem diversas opções de compra, criar conta, promoções e mais. Por isso te afirmo que essa não é uma landing page, é apenas a home page que agrega as landing pages de produtos específicos.

O mercado livre tem muitas landing pages - uma para cada tipo de produto exibido no site. Cada landing page é para um único produto e objetivo e tem uma CTA focada em conversão, nesse caso o botão azul “Comprar”.

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Para quem chegou até essa landing page, é por que está interessado em comprar o produto em questão. Por isso uma CTA clara e direta é a melhor escolha.

Qual é o sentido de uma Landing Page?

Ok! agora que eu te expliquei e você sabe a definição de uma landing page, vamos falar um pouco sobre a importância da landing page, e o que faz dela uma valiosa ferramenta de marketing.

Existem três essenciais tipods de landing pages, com cada proposta distinta:

  • Vendas direta
  • Geração de Leads
  • Construção de relacionamentos

Vendas diretas - As pessoas que sabem um pouco sobre landing pages, entendem que é para vendas diretas. Se você já solicitou qualquer coisa online, então você já utilizou uma landing page, como um consumidor.

Uma landing page de vendas direta geralmente é uma página de produto (para um e-commerce), uma página de agendamento de serviços, uma página para testes grátis de seu produto ou serviço e qualquer outra coisa que você queria promover.

O único propósito de uma landing page de venda direta é exatamente para ganhar a venda.

Você pode criar anúncios no Google ou Facebook para divulgar e trazer para sua página aqueles que realmente se interessam no produto que esta sendo promovido

Anúncios direcionam o tráfego diretamente para a sua página e você pode ganhar uma conversão imediata, visto que os visitantes chegaram na página através do anúncio voltado para a landing page.

Segue uma landing page de produto do Ponto Frio. A finalidade distinta da página é de vendas, e tem uma CTA direta com um botão “Comprar- Colocar no carrinho” para as conversões.

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Geração de leads -Também conhecida como páginas de captura de leads, página de geração de leads são usadas ​​para coletar informações sobre o visitante. O único objetivo de negócio é obter informações de contato do visitante (como um e-mail), informações pessoais (tais como um nome) e qualquer outra informação que você possa usar mais tarde para se conectar e anunciar para seu mercado de forma mais segmentada.

Uma página de geração de leads tem geralmente um fomulário mais longo para concluir que uma landing page de vendas diretas, e ao incluir os campos de formulário você pode usar para segmentar, personalizar e cultivar. Suas páginas de geração de leads devem mostrar os benefícios da conversão, e ter uma proposta de valor boa o suficiente para aumentar as conversões.

Uma página de geração de lead pode ser para:

  • E-book grátis
  • Inscrição para Webinar
  • Guias “como”
  • Assinatura de Newsletter

Clique aqui para ler 21 maneiras de gerar leads da sua landing page.

Construção de relacionamentos -Também conhecida como landing page click-through (CTR), cultivar os visitantes diretamente em seu site é uma técnica de marketing mais avançado. Elas são uma espécie de landing pages de geração de leads e de vendas diretas combinadas. Sua finalidade é preparar o lead através de um funil de vendas diretamente no seu site. Mantêm os visitantes clicando em uma CTA e convertendo enquanto você o guia através de seu caminho no local de vendas.Não necessariamente você precisa de uma campanha de e-mails automatizadossegmentada e personalizada para conseguir novos leads (ou recuperar clientes que desistiram da compra)

Quando um prospect converte em sua primeira página , ele pode ser segmentado e direcionado para páginas específicas para serem conduzidos ainda mais por meio de seu canal de vendas. Isso funcionar porque, ao contrário do que alguns profissionais de inboud marketing acreditam, nem todos os clientes estão prontos e dispostos a comprar de você ou se inscrever para o seu evento de imediato depois que clicaram no seu anúncio.

Landing pages Click-through permitem cultivar seus leads, uma vez que chegou em sua página inicial de comercialização. Elas aumentam as conversões por cativar o interesse do seu cliente potencial diretamente em seu site, e lhes permite ganhar familiaridade antes de os enviar para a sua landing page final.

Seu visitante já respondeu a sua solicitação, mais um “sim” não será um impedimento.

O Mercado E-commerce está promovendo seu novo curso de marketing digital através de uma landing page.

Nessa landing page eles podem capturar leads interessados em conteúdo e aprendizagem. Perceba que o foco da página está na CTA (verde).

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Com esse último exemplo acredito que ficou claro para você a diferença entre uma landing page (com um único objetivo) e uma página normal (com diversas informações).

Conclusão

Então, agora você entende completamente o que uma landing page é, certo? Você pode ver como elas estão se tornando uma ferramenta essencial para qualquer negócio de marketing online. Elas são criados diretamente no seu próprio site. Você pode ganhar vendas, gerar leads e cultivar seus clientes potenciais através de uma campanha de landing page.

Eu aposto que você consegue pensar em pelo menos quatro maneiras que o seu próprio negócio pode se beneficiar através das landing pages, estou certa?

Dica: Deixe sua landing page simples e direta!

Outras dicas sobre landing pages:

Ficou surpreso com as possibilidades de uma landing page? Agora você pode criar de forma rápida e simples uma landing page personalizada para seu negócio.

O que você acha? Quantas landing pages você tem em seu site? Como elas estão aumentado os seus resultados de marketing online?

Compartilhe suas ideias!

Por Thiara@wishpond.com