Landing Pages: Utilize a linguagem que converte

Landing Pages: Utilize a linguagem que converte

Você está no processo de otimização de sua landing page e está se perguntando se está faltando alguma coisa?

Às vezes pode ser as menores variáveis ​​que fazem a maior diferença na otimização de landing pages.

Conheça alguns desses pequenos detalhes para otimização que podem fazer toda a diferença. Eu pesquisei landing pages pela internet (B2B e B2C) para encontrar 5 maneiras de linguagens que impactam conversões.

Confira essas cinco maneiras que você pode utilizar linguagem para converter seu tráfego da landing page.

1. Oferecer algo para as pessoas ao invés de dizer o que eles tem que fazer

Você precisa comunicar valor em sua landing pageimediata e constantemente. O valor é expresso em sua USP (proposta de valor exclusiva), sua proposta de valor, mas também a sua lista de benefícios e até mesmo sua CTA.

As pessoas respondem inconscientemente em nosso dia-a-dia. Quando nós conhecemos alguém novo gostamos dessa pessoa (ou não) sem nenhuma razão, apenas com base na aparência física e características emocionais.

Nós inconscientemente reagimos a alguém cujos braços estão cruzados. Nós tendemos a confiar em alguém que se sinta mais confiante, com uma atitude aberta, boa postura e uma clara forma de falar.

Landing pages não são diferentes.

De fato, a menor mudança em sua CTA (de exigir para ofertar valor) pode mudar a taxa de conversão da sua landing page.

Separei dois exemplos de CTA não otimizados de uma clínica odontológica:

landing page cta

“Marque uma consulta”

“Indique um novo paciente”

Segue algumas recomendações e exemplos:

-Ao invés de “Compre agora”, experimente “Consulte nossa página de preços”

-Ao invés de “Veja como ele funciona”, tente “Obtenha nossa apresentação grátis”

-Ao invés de “Compre agora”, tente “Consiga acesso aos Leads”

-Ao invés de “Marque uma consulta”, tente “Consiga o tempo que você quer”

Essas pequenas mudanças vão afetar o tom da sua página de destino. Quando acoplada a um sorriso apessoado, (não-modelo), uma USP que denota valor para o seu público, e benefícios fáceis de entender, sua landing page será amigável e incrível - e suas taxas de conversão vão refletir isso.

2. Realização positiva versusprevenção negativa

Este assunto é um processo contínuo e polêmico, a discussão no domínio da publicidade psicológica (na verdade, um mestrado real que você pode tirar de universidades reais). A questão no fundo, é esta:

Será que as pessoas respondem de forma mais ativa para evitar um resultado negativo, ou para trazer um resultado positivo?

Isso é algo que você precisa testar, porque a melhora pode depender inteiramente do seu produto, do seu público, ou até mesmo as palavras individuais que você usa.

Eu realmente recomendo que você faça o teste dividindo duas USPs (proposta única de venda): uma que molde seu serviço em termos de resultado positivo, e outra que evite a negatividade.

Entenda o** que estou falando:**

-“Aumente as conversões em 50%” X "Economize 50% de seu orçamento de marketing"

  • “Proteja suas joias com os nossos sistemas de segurança de propriedade” X "Evite os golpistas com os nossos sistemas de segurança de propriedade"
  • “Nossa taxa 100% em comissão significa que nós ganhamos apenas quando você ganha" X ”Salve o seu dinheiro com a nossa taxa 100% em comissão"

Agora, você pode pensar que essas pequenas mudanças não podem realmente influenciar significativamente as taxas de conversão da sua landing page. Estou aqui para te dizer que elas realmente podem - e vale muito a pena testá-las, mesmo se você não acredita em mim.

3. Facilite a leitura rápida

Eu tenho dito nos artigos que falam sobre landing pages, que você deve manter sua página simples e direta ao ponto. Mantenha sua imagem e USP (proposta de valor) logo na frente e no centro da página e suas variáveis simples e distintas.

Como você escreve - como você expressa seus pontos de vista em sua landing page - é tão importante quanto qualquer outra coisa nessa página. As pessoas realmente não param para ler cada palavra em sua landing page: elas estão procurando a única coisa que te diferencia dos concorrentes (e só ler aquilo que chama atenção). Eles estão procurando algo que os fazem dizer “Vendido!” e clicar.

Se essas pessoas não podem encontrá-lo (ou porque ela não está lá, ou porque você tem escondido em um longo parágrafo falando sobre suas origens de negócios), elas irão desistir - para nunca mais voltar. (a menos que você utilize retargeting, mas isso é um artigo completamente diferente que você vai ver mais para frente em outros artigos aqui no blog).

Confira as minhas recomendações sobre como escrever de um jeito fácil de ler:

-Utilize tópicos: Se possível, utilize pequenos ícones que possam expressar a ideia em tópicos.

-Utilizecabeçalhos e uma descrição em apenas uma linha: eu recomendo quatro ou cinco mini-propostas que deem valor ao seu público. Siga essas propostas únicas de venda (em negrito e separadas) com uma frase descritiva para dar facilmente uma visão geral.

-Mantenha sua landing page simples: Desde que você tenha uma excelente barra de navegação na parte superior da sua página com links para páginas relevantes em todo o seu site, você não precisa incluir uma grande quantidade de informações sobre a sua página principal. Então mantenha simples, curta e clara.

-Utilize linguagem simples: A menos que você esteja usando um jargão para criar uma página pessoal (veja abaixo), eu recomendo que você simplifique e facilite a linguagem da sua página.

-Padronize o seu público: Existe um nível de entendimento e um vocabulário que você pode utilizar ou um tipo de léxico vai excluir novos clientes? Teste isso!

4. Fale para seu público

Sua landing page não precisa ser focada em quão bom é seu negócio mas sim em quão bom você pode fazer clientes. É sempre sobre eles e nunca sobre você (diretamente).

Sim, você precisa vender seu produto/serviço, mas isso pode ser de forma relevante e atraente para seu público. Existem muitas táticas para fazer isso (incluindo minha primeira estratégia lá em cima, na qual você diz aos visitantes o que eles obtém ao invés do que eles devem fazer).

Mas existem técnicas menores, mais sutis, que comunicam o seu negócio tendo o cliente como foco.Há coisas que o público não pode perceber mesmo conscientemente, no entanto, dá a eles um sentimento de inclusão e simpatia.

Confira esse exemplo da landing page da Hootsuite

landing page optimization

Observe como “você” nesse pequenoparágrafoé:

-"Guarde o seu tempo e sua sanidade mental”

-“[…] As suas redes sociais”

-“[…] Projetado para você e sua equipe”

Imediatamente, o visitante da landing page pensa em como essa ferramenta pode ajudá-los. Não é nem sobre quão surpreendente o Hootsuite é, e sim quão útil el pode ser para você.

Segue alguns exemplos e recomendações:

-Use “você” e “nós” para criar uma landing page simpático e relacionável

-Use uma linguagem e jargão que o público conhece para criar a sensação de um clube que está por dentro das novidades

-Use depoimentos de clientes que contam uma história sobre como sua ferramenta especificamente os ajudou com algo que seu público possa se relacionar (por exemplo, “A ferramenta X é tão útil agora tenho mais tempo para passar com meus filhos!”)

-Inclua uma imagem de rosto dos seus clientes quando citam seu depoimento. Isso tem um impacto grandes na sua confiabilidade.

Para um olhar mais atento sobre vender para o seu público sem ser muito “agressivo” , confira o meu artigo “ Landing Pages: Como vender seu produto da melhor forma.

5. Fale para o Google

Contanto que sua landing page não seja baseada em Javascript, o Google vai "ver” cada palavra que você escreve. As landing pages que estão se destacando no Google terão melhores posições nos resultados de pesquisa quando um possível cliente digitar suas palavras-chave.

Assim como você prioriza o SEO na criação de conteúdo, priorize o SEO ao escrever o texto da sua landing page.

Aqui estão algumas estratégias para garantir que você esteja se destacando mais que seus concorrentes:

-Escolha algumas palavras-chaves simples e que sejam o foco da sua landing page: Provavelmente essas palavras-chaves estarão estritamente ligadas à sua lista de benefícios.

-Palavras em negritos e cabeçalhos (h2 e h4, etc) são vistos diferentemente noalgoritmodo Google do que texto simples: Qualquer coisa que você esteja colocando em negrito em sua landing page, tenha certeza que é o que você quer dar destaque e obviamente seja o foco da sua landing page.

-Lembre-se da pesquisa longa na busca do Google: O algoritimo do Google (com a integração do Hummingbirdatualizado seis meses atrás)começou a focar em priorizar termos de pesquisa como “Como eu aumento as conversões em minha landing page?”. Considere o que o seu público está pedindo na barra de busca do Google ao criar o texto da sua página de destino baseado nisso.

-Certifique-se de que seu texto seja original** :**Só porque um dos seus concorrentes tem uma proposta de valor ou oferta única que você acha que se encaixa à sua empresa perfeitamente não significa que você possa a utilizar. O algoritmo do Googlevai punir o texto por plágio em seu algoritmo, e sua landing page não será encontrada frequentemente como poderia ser de outra forma (sem cópia).

SEO é uma complexa série de estratégias e táticas que estão se desenvolvendo em uma base mensal e semanal. Só porque as estratégias que eu dei acima funcionam agora não significa que elas irão funcionar no período de um mês. Mantenha-se atualizado com o que o Google gosta de ver e mude sua landing page adequadamente.

E se você quiser passar para a frente da linha e confira alguns modelos de landing page que já são otimizados para a conversão (e algumas outras coisas legais também), consulte a nossa página de construção de landing page.

Conclusão

Espero que agora você tenha uma ideia melhor de como as pequenas mudanças na linguagem/escrita podem ter um efeito positivo (e negativo!) em suas conversões de landing page. Certifique-se de que sua landing page seja agradável usando pronomes pessoais, contando uma história, incluindo depoimentos de clientes (com uma foto de perfil) e torne o valor de todo o seu negócio ser sobre o cliente.

Leitura relacionar:

Você já reparou todas as pequenas alterações de linguagem que têm um efeito sobre as taxas de conversão da landing page? Alguma vez você já fez o teste A/B no que tem escrito no botão do CTA? Compartilhe conosco sua experiência!

Por Thiara@wishpond.com