Erros no design de Landing Pages que acabam com as taxas de conversão (Parte 2)

Erros no design de Landing Pages que acabam com as taxas de conversão (Parte 2)

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Vamos continuar com mais 3 erros que você deve evitar quando for criar sua landing page. Se você não leu o artigo anterior com os 4 erros que você também deve evitar, clique aqui para ler.

Erro número 5 no design da landing page: Muitas CTAs distraem potenciais leads de conversões

O objetivo de uma landing page é oferecer a clientes potenciais uma única ação a ser tomada. Isso deixa tão óbvio quanto possível o que eles devem fazer. Uma landing page com várias CTAs (chamadas para ação) pode distrair clientes potenciais e reduzir a facilidade de conversão.

A landing page a seguir é um exemplo de ter várias CTAs ao mesmo tempo. Pedir que visitantes da página faça download de um ebook, se inscreva na newsletter de um blog, e o siga nas redes sociais, não é uma única ação para um lead potencial tomar. Essa empresa precisa decidir o objetivo de sua landing page e utilizar um CTA para alcançar essa meta de conversão.

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Ter mais de um botão em sua landing page pode funcionar em seu favor, desde que eles estejam funcionando para a mesma CTA e meta de conversão. Um exemplo disto pode ser visto na landing page da Auslogic abaixo. Foi colocado um botão “Download Now” logo na primeira parte da página, e outro na parte inferior da página para se certificar que os visitantes não perca esta oportunidade de conversão. Não existe outras distrações para os visitantes com os dois botões que estão lá com o mesmo objetivo que é gerar downloads.

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Ter várias chamadas para ação pode confundir e distrair os visitantes, fazendo com que sua taxa de conversão caia. Uma CTA significa um objetivo, uma ação e apenas um único resultado e claro, uma taxa de conversão maior

Erro número 6 no design da landing page: Falta de prova social, símbolo de confiança ou depoimentos de clientes

Muitas vezes profissionais de marketing online cometem o erro de criar uma landing page que não inclui depoimentos de clientes ou símbolos de confiança ou prova social. Clientes falando da empresa pode levar a uma forte reputação como uma empresa de confiança, e tornar leads potenciais mais confortáveis com a marca, resultando em conversões.

A landing page abaixo afirma que Ketone é o “melhor queimador de gordura natural de todos” (“best all natural fat burner” ), mas não oferece nenhuma prova de confiança ou credibilidade. Embora exista uma imagem de uma modelo sarada e uma seção chamada “histórias de sucesso”(“success stories”), a landing page em si não dá qualquer evidência de que sua afirmação foi verificada ou comprovada.

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Comentários precisam ser citações reais, clientes reais que utilizaram seu produto ou serviço. Ter pessoas reais faz sua página parecer mais amigável e confiável, e também pode mostrar os benefícios de seu produto de uma forma que você não pode explicar com uma lista falando de você mesmo. Deixe seus clientes falarem de você, de seus serviços, produtos, atendimento e todos os benefícios obtidos. Ao decidir que depoimentos de clientes utilizar, se certifique de que eles sejam específicos, inclua um nome e uma foto de perfil. Depoimentos de empresas ou pessoas bem conhecidas são ainda melhores.

Confira os depoimentos de clientes da Wishpond que podem ser encontrados em nossa homepage:

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Por que esses depoimentos funcionam?

-Eles incluem nomes e rostos de clientes reais, bem como a posição e a empresa em que trabalham, comprovando a credibilidade

-Eles são relacionáveis ​​ao tráfego que chega na landing page da Wishpond pois representam pequenas e médias empresas em diferentes indústrias

-Ambos usam números específicos para mostrar como eles se beneficiaram do serviço da Wishpond. Esses fatos específicos reforçam que os testemunhos sãohonestos e verdadeiros.

Opiniões mostram o valor do seu negócio para o setor e para as pessoas ​​e pode ter uma forte influência sobre a taxa de conversão. Ao mostrar credibilidade e prova social, clientes potenciais vão se sentir à vontade confiando em seu negócio.

Erro número 7 no design da landing page: O comprimento do formulário de captura de leads leva os leads para longe

Se você opta por ter um formulário de captura de lead (conseguir dados dos visitantes) em sua landing page, você precisa se ​​certificar de que não vai espantar os clientes potenciais. O formulário de captura de lead é frequentemente a fonte dos problemas de uma landing page, pois as empresas tentam capturar muitas informações de uma só vez a partir de potenciais clientes.

Um formulário como o da landing page a seguir solicita os potenciais leads muitas informações, os levando a escapar dessa etapa antes de finalizar. Este formulário também pede informações pessoais que potenciais clientes podem não se sentir à vontade em fornecer online.

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Você só deve solicitar clientes potenciais informações que sejam absolutamente necessárias. Se você precisa de várias informações diferentes, você também pode espalhar formulários através de várias landing pages para que você não sobrecarregue clientes potenciais. Por exemplo, solicite apenas informações básicas, tais como nome e e-mail na primeira página, e em seguida, solicite os campos restantes, uma vez que o visitante clica em “avançar” ou “próxima”. Pois assim você sabe que ele já está interessado e você pode solicitar outros dados.

Você deve deixar seu formulário o mais simples possível para garantir que as pessoas realmente os complete. Um estudo recente da HubSpotanalisou mais de 40.000 landing pages e realmente constatou que as taxas de conversão melhoraram em quase metade quando os campos de entrada de texto foram reduzidos de 4 para 3. Isso mostra como até mesmo um campo adicional pode levar a potenciais clientes a desistência. Este estudo também encontrou uma forte correlação negativa entre as taxas de conversão e o número de campos com menu drop-down.

Um ótimo exemplo de um formulário é o do Tumblr que pode ser visto abaixo. A fim de criar uma conta eles solicitam apenas 3 simples campos: e-mail, senha e nome de usuário. Ao limitar o número de campos nesse formulário, faz com que os leads em questão de segundos se inscrevam, permitindo o Tumblr maximizar a sua taxa de conversão.

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Se você precisa de ajudar no design do formulário de sua landing page, confira: 7 Best Practices for Web Form Design.

Conclusão

Sua landing page deve ser apelativa e atraente para os leads potenciais e fornecer a eles o melhor caminho para conversão.

Testes A/B éo verdadeiro segredo para qualquer projeto de landing page. Em um período constante,teste os elementos em sua página para garantir que eles atraiam clientes potenciais e os oriente para a conversão. Ao evitar os 4 erros no design da landing page que foi listado e exemplificado acima, sua landing page irá aumentar a sua taxa de conversão para novos patamares.

Se você quer aprender ainda mais sobre landing pages ou taxas de conversões confira esses artigos:

-Erros no design de Landing Pages que acabam com as taxas de conversão (Parte 1)

-Por que criar landing pages e 6 dicas para uma boa criação

-Landing Page: 7 erros que estão custando suas conversões

-Landing Pages: 25 dicas para otimizar conversões

Texto original deClaire Grayston

Escrito e adaptado por Thiara Deusdedith