Landing Pages: Otimizando sua Landing Page para gerar Leads
Você tem uma incrível landing page? Está otimizada para seus objetivos de gerar leads? Você está procurando leads, mas acha que as taxas de rejeição de sua página é maior do que deveria ser?
Dúvidas sobre o que é landing page e alguns temos utilizados para ela? Confira meu último post: O dicionário Wishpond para landing pages: 30 temos que você precisa saber
Nesse artigo, eu vou te mostrar como otimizar sua landing page para gerar leads:
-Otimizando seu SEO
-Se concentrando nos valores
-Otimizando seu formulário de inscrição para engajamento
- Implementando uma campanha de depoimentos de clientes
Vamos conferir esses 4 importantes passos.
Otimize seu SEO
A principal fonte da maioria dos leads ainda é a pesquisa. Aumente a chance de um lead encontrar sua landing page em primeiro lugar através da otimização da página com algoritmo de busca do Google em mente.
Otimize o título da sua Landing Page:
O título de sua landing page é o que aparece na aba. Isso é diferente do título inicial de sua página (o cabeçalho), da USP ou o que mostra na URL. Quando estiver criando sua página em wordpress ou em HTML, nunca esqueça as melhores práticas do título:
-Mantenha-o curto
-Concentre-se na palavra-chave
-Utilize formato long-tail*
O que é formato long-tail?
Desde a atualização Hummingbird, o Google está priorizando o contexto de uma busca, tanto quanto as palavras-chave. Long-tail é o formato da busca centralizada no contexto.
Alguém faz a pergunta: “Onde está o melhor restaurante tailandês na área?” E alguém sai em busca da informação e volta com uma resposta que faz sentido. O Google está projetando sua busca para fazer o mesmo. Em vez de ’ Landing pages: 10 passos para conversões", experimente chamar a sua landing page com algo “Como construir uma Landing Page que converte ”, pois isso é o que as pessoas “perguntam"ao Google.
Seu título é o que o algoritmo do Google vê pela primeira vez quando ele é enviado por uma pesquisa do usuário web. Otimize o título da sua landing page e esse algoritmo vai vê primeiro você.
Botões sociais de compartilhamentos
Se você está baseando sua landing page em torno de um recurso (como um e-book ou uma cartilha), esse conteúdo é totalmente compartilhável. E desde as atualização do Google recentemente, as ações sociais são mais valiosas do que nunca. Na verdade, o Google+ está agora classificado como mais importante do que o link-building(algo que tradicionais profissionais de SEO estão lutando, para dizer o mínimo).
Estimule o engajamento social, promovendo a sua landing page no Facebook, Twitter e, especialmente Google+. E, talvez o mais importante (e simples) coloco alguns botões sociais de compartilhamento na lateral ou na parte superior da sua landing page. Isso tem sido citado como o aumento da vitalidade de um post de blog, por exemplo, em até 700%. Então facilite o compartilhamento de seu próprio negócio ao incluir os botões sociais.
Mais 5 excelentes dicas de SEO
Utilize diferentes posições de tags (como h4 e h1) e palavras-chaves em negrito e itálico: a busca do Google vê mais do que o texto normal
Otimize seu texto com palavras-chave dinâmicas e que se espalhem facilmente
Inclua uma imagem comalt tags- isso permite que o motor de buscas saiba sobre o que é sua imagem. E Também vai aparecer na pesquisa do Google por imagens
Coloque link para sua landing page dentro do seu próprio site
- Sindique sua landing page, o máximo possível com link-building em fóruns e plataformas de mídia social
_ **Link-building: Links relevantes do seu site.* _
Concentre-se no valor
Com o intuito de incentivar um lead para se engajar com sua marca participando de algo, é preciso convencê-lo de que vale a pena. Isso significa propostas de valor e uma excelente USP. Isso também quer dizer que você deve manter sua página simples. Você deve ser convincente de forma rápida e fácil. Fazer com que o visitante da sua sua página tenha que ler muito, enviar muitas coisas ou responder muitas perguntas, irá aumentar sua taxa de rejeição.
Seja específico:
Uma das principais estratégias para gerar leads é limitar a taxa de rejeição da sua landing page para o menor percentual possível. De forma realística, você vai estar pulando de alegria e gritos, se a taxa de conversão da sua página for mais de 20%.
A melhor prática recém-descoberta é que as pessoas respondem a números específicos muito mais do que fazem com números redondos. Por exemplo, citar o seu negócio como tendo 80.000 clientes é mais difícil de ser acreditado (e, portanto, menos poderoso para conversões) como se citar o seu negócio como tendo 75.250 clientes.
Mantenha suas propostas de valor simples:
-Certifique-se de que os benefícios de seu negócio seja fácil compreensão.
-Utilize valores em reais, porcentagens, a palavra "grátis”.
-Não utilize muito o espaço de página vendendo as especificidades do seu serviço ou o seu recurso.
Lista de benefícios:
Se você estiver utilizando um e-book com email-gated (solicitação de e-mail mandatória) ou outro recurso para gerar lead, pense em sua lista de benefícios como o segundo ponto de seu argumento. Sua proposta de valor e imagem chamam a atenção dos visitantes, e sua lista de benefícios lhes dizem, especificamente, como eles podem se beneficiar de inserir suas informações para baixar o seu recurso (nesse caso o e-book).
3 Fórmulas de benefícios:
[Número de coisas] que você vai aprender com esse e-book
Como esse recurso irá causar um [resultado desejado]
O [número de passos] para [um determinado objetivo]
Otimize seu formulário de inscrição
O formulário de inscrição é o foco principal de uma landing page de geração de leads. Na medida que o funil de geração de leads corre, a CTA do formulário é o equivalente a “Comprar"ou "Finalizar a compra”.Portanto, verifique se ela está otimizada para conversões com estes passos simples:
Chame atenção:
Você deve deixar o seu formulário de inscrição óbvio - por isso não o esconda na parte debaixo da página ou com fonte pequena. Não só isso vai aumentar a interação, mas vai deixar claro para os visitantes o que você está solicitando. Os usuários da internet gostam de coisas simples e clara. Se eles sentirem que existe alguma chance deles estarem sendo enganados eles escapam da página.
6 dicas de design para inscrições:
Desenvolva o seu formulário de inscrição dentro de uma caixa
Chame a atenção para o seu formulário de inscrição com cores vivas no botão da CTA
Use uma linha vertical ou horizontal para separar o seu formulário de inscrição do restante da página
Inclua um título orientado para a ação acima dos campos de formulário (como “Inicie seu teste agora”’, ou “Aprenda agora ”)
Crie um contraste com a cor da caixa do formulário de inscrição com a página em torno dela
Um teste A/B, incluindo uma frase curta descrevendo o que acontece quando clicarem no seu CTA
Equilibre recolha demográfica com taxa de rejeição
Otimizar o seu formulário de inscrição é para ponderar as informações valiosas que você está recebendo a partir de um lead (detalhes que você pode usar para o segmento de e-mails/propagandas que recebem) contra a quantidade de campos do formulário que é preciso para aumentar a taxa de rejeição.
_ Dica: A menos que seja absolutamente necessário, evite solicitar número de telefone. As pessoas são muito mais resistentes a dar os números de telefone do que são para um e-mail, ou mesmo um endereço. E-mails são mais aceitos do que ligações de telemarketing._
Vamos dizer que você fez grandes investimentos no e-mail marketing, e está funcionando muito bem para o seu negócio. Ele pode ser mais importante para o seu negócio para saber os detalhes demográficos de 10 leads do que não saber nada sobre 20. E-mail marketing funciona melhor se você o personalizar e segmentar. No entanto, isso depende totalmente de seu negócio.
Um dos benefícios de um e-book ou outro recurso para a geração de lead com solicitação de e-mail, é que você sabe que as pessoas que baixaram estão interessadas no conteúdo abordado (que deve ser sobre seu negócio). Sem medo de errar, segmente esses leads com conteúdo semelhante no futuro para criar um relacionamento.
Para mais informações sobre campanhas de e-mail, leia meu artigo: Automação de e-mail: O que é, e por que seu negócio precisa
Depoimentos de clientes ou Símbolos de confiança
Eu já falei sobre o valor dos símbolos de confiança antes, mas eu não quero que você pense que só porque você não está otimizando para uma venda, você pode o esquecer.
Vamos dizer que sua página é focada em torno de um e-book grátis ou uma cartilha. Este conteúdo valioso é email-gated (solicita e-mail para o obter), então não existe nenhuma prova real (além do que você está dizendo) que o que você está prometendo será cumprido (e entregue).
Isto é, a menos que você inclua um depoimento de cliente, como uma citação (eu recomendo incluir uma foto do cliente, pois se torna muito mais confiável) ou um curto vídeo. Se você está pedindo um número de telefone ou endereço de e-mail, certifique-se de que as pessoas saibam que as informações fornecidas não serão vendidas ou se utilizadas para spam.
Depoimentos de clientes agem como um endosso social, que têm crescido em importância nos últimos anos. Isto porque, uma vez que a Amazon, Yelp, e outros grandes sites fez com que as opiniões dos clientes fosse grande parte de um produto de sucesso, o serviço precisa fazer o mesmo.
Dica: Muitas empresas têm encontrado suas taxas de conversão mais altas vêm de uma landing page construída em torno de um depoimento com foto do cliente. Incorpore um estudo de caso de grande sucesso para a proposta de valor com uma boa imagem e uma lista de benefícios de como o visitante da página pode obter o mesmo resultado.
Conclusão
Espero que agora você tenha uma melhor noção de como otimizar sua landing page para geração de leads. Certifique-se de priorizar o seu formulário de inscrição, comunicar de forma simples e precisa, e utilizar um depoimento de cliente para convencer seu possível lead a converter.
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Você já teve sucesso otimizando sua landing page de geração de leads contra vendas? Existem outras variáveis que você gostaria de acrescentar a esta lista? Compartilhe conosco!
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Por: Thiara@wishpond.com