10 passos para otimizar sua página no Facebook

Qual foi a última vez que você otimizou sua página? Você tem utilizado os recursos do lançados pelo Facebookrecentemente?

É fundamental que os administradores de páginas façam com frequência uma análise para identificar o que pode ser melhorado. Neste post citamos alguns pontos que merecem atenção especial:

1. Maximize o retorno da sua imagem de capa

Recentemente o Facebook mudou suas diretrizes diminuiu a restriçãoo a respeito do que você pode fazer na sua página inicial. Agora é possível colocar seu endereço de email e uma chamada. A única restrição é que o texto não pode ocupar mais de 20% da área total da imagem.

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Se usada corretamente, suas imagens de capa podem tornar-se uma ferramenta importante para comunicar-se com seu público, conforme está imagem acima ilustra.

2. Avalie a imagem de perfil da sua página

Sua imagem de perfil aparece toda vez que você faz algum post. Muitas das vezes os usuários não visitam sua página, visualizam apenas a imagem de perfil. Por isso é importante utilizar o logo da sua marca neste imagem de forma que fique fácil para as pessoas identifiquem facilmente sua empresa. Muitas empresas usam apenas o ícone do logo, ao invés do logo completo. Isto porque o nome da sua empresa estará presente no título da sua página. A imagem abaixo é um bom exemplo disso.

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3. Revise a Tab dos seu Thumbnails

Os thumbnails aparecem abaixo da imagem de capa. É preciso criar imagens que ilustrem qual assunto trata-se determinada Tab. Crie elementos gráficos que sejam fáceis de ser compreendidos ou utilize imagens de produtos ou serviços, caso eles sejam bem conhecidos pelo seu público. Utilize fontes que proporcionam boa visualização quando são reduzidas e aplique cores que gerem contraste entre o texto e a cor de fundo. Faça um teste com quem nunca visitou a página e veja os Tabs estão intuitivos o suficiente para que usuários cliquem neles.

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4. Maximize suas Tabs.

As Tabs são ótimas maneiras de criar engajamento com seu público. Ao criar sorteios ou concursos no Facebook, aparecerá uma Tab onde os seus fãs poderão acessar a campanha que está em vigor.

Elas são usadas geralmente em sorteios ou concursos. Aliás, a única maneira de criar concursos ou sorteios seguindo as diretrizes do Facebook é utilizando ferramentas de Social Marketing, como a que é fornecida pela Wishpond.

Outra maneira de usar as Tab é disponibilizar conteúdo específico para seu público, como Ebooks.

5. Use uma descrição curta

Sua página pode ter uma descrição curta de aproximadamente 155 caracteres. Procure resumir do que se trata sua empresa e coloque a URL do seu website.

6. Atualize a sessão Sobre.

Ao contrário da descrição, que precisa ser curta, a “Sobre” pode ser mais elaborada e pode falar sobre a empresa, dando uma ideia geral, descrição, informações gerias e missão. É muito importante usar palavras chaves que são importantes para SEO já que esta área é indexada pelos mecanismos de buscas.

7. Customize a URL do Facebook

Se o link para sua página no Facebook ainda mostrar uma sequência de números significa que você precisa customizar sua URL. Você pode escolher o nome relacionado ao seu negócio, que normalmente é o mesmo nome da sua página. Pense bem antes de definir o nome pois não o Facebook não permite que esta URL mude.

Ao definir isso as pessoas conseguem encontrar sua página mais facilmente, além de você poder usar em matérias de marketing ou embalagem de produtos, etiquetas etc.

8. Se você tem um comércio ou restaurante, mude de categoria

O Facebook oferece alguns recursos que variam de acordo com sua área de atuação. Um dos melhores recursos para quem tem um comércio local ou restaurante é permitir que o usuário faça um check-in no seu estabelecimento.

Isso permite que ao fazer o check-in, as pessoas divulguem seu estabelecimento. Além disso sua empresa aparecerá nas resultados de busca quando fizerem uma procura por estabelecimentos na sua região, que pode lhe trazer clientes, principalmente se você tiver um restaurante ou comércio.

Para verificar qual é a sua categoria, vá em “Painel de Administração” e clique em “Editar Configurações”. Lá você encontrará a categoria mais adequada ao seu negócio.

9. Permita repostas ao comentários

Este é um novo recurso do Facebook, lançado recentemente. Quando este recursos é habilitado, é possível que seus fãs consigam responder a algum comentário. Isto permite uma maior interação com seu público.

10. Revise qual são as pessoas responsáveis pela administração das páginas

Pode parecer óbvio, mas é importante checar se as pessoas que estão habilitadas a gerenciar sua página ainda trabalham na sua empresa. Procure colocar o mínimo de pessoas possível, para os posts sigam uma mesma linha de conteúdo. Além disso é preciso definir o que cada pessoa deve fazer para que sua página sempre esteja atualizada. Você pode configurar os acessos de acordo com a hierarquia de cada um na empresa.

fonte: Social Media Examiner

Estes são apenas alguns exemplos que podem lhe ajudar otimizar sua página no Facebook, mas é importante também desenvolver campanhas para interagir com seu público.

As ferramenta de Social Media Marketing te auxiliam a criar campanhas nas redes sociais. Além de permitir com que você implemente a campanha de forma rápida e fácil, estas ferramentas possibilitam que você acompanhe o andamento e analise o retorno e engajamento que ela está tendo junto ao público. Com isso você fazer alguns ajustes para que ela tenha resultados ainda melhores. Além disso, com o pacotes de ferramentas da Wishpondvocê consegue obter o perfil dos participantes no final da campanha, podendo exportar este mailing de contatos para seu banco de dados.

É por estes e outros motivos que cada vez mais as empresas realizam sorteiose concursosnas Redes Sociais. Não importa o tamanho da empresa ou a área de atuação, sempre existe uma forma de obter resultados comerciais através de boas práticas de Social Media Marketing.

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond

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