Como certificar-se de que seus concursos no Facebook atraem fãs legais

Você provavelmente já pensou em criar um concurso no Facebook ou ao menos já se deparou com uma promoção em uma fanpage, e que para o concurso ter sucesso, ele deve trazer muitas participações e engajamento dos usuários.

Para rodar uma campanha de sucesso, deve ser levado em consideração impulsionar o envolvimento de fãs que são verdadeiramente interessados e que são leais a sua marca, ao mesmo tempo em que trapaceiros e fãs de fachada, que só estão interessados no bem material, devem ser evitados.

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Este artigo irá revelar quatro dicas que te auxiliam a atrair fãs de verdade e evitar os falsos.

  • Premie participantes com bens relacionados a sua marca

Não ofereça produtos ou serviços que não condizem com o que você realmente vende.

Certamente todos querem um iPad, inclusive pessoas que não conhecem seu negócio. Um iPad por exemplo, não vai apenas chamar a atenção de seus atuais clientes, mas de todo mundo. Ofereça um prêmio que traga interessea seus atuais e futuros clientes. Se o interesse atrair participações de pessoas que não tem motivo para virar seu cliente, mude.

Por exemplo: se você vende iPads, sorteie um acessório necessário para o tablet.

Escolher o prêmio certo torna-se uma maneira efetiva de se previnir contra oportunistas e trapaceiros. Você até pode ter menos participantes, porém é melhor conseguir poucos clientes em potencial do que muitos caçadores de recompensas que visitam fóruns de promoções para ganhar prêmios.

  • Saiba escolher o(s) vencedor(es)

Muitos concursos utilizam um sistema de votos para identificar finalistas ou ganhadores. Esse método impulsiona o engajamento e pode aumentar as chances de viralidade do concurso. Mas essa não é a única forma que deve ser utilizada para selecionar um ganhador.

Por exemplo, premiar envios num concurso de fotos baseando-se em número de votos é uma forma certeza de atrair pessoas que podem jogar contra as regras. Elas podem enviar entradas falsas, gerar votos falsos ou achar as respostas corretas em um fórum sobre concursos e promoções.

Num concurso de foto por exemplo, selecione um júri para escolher o vencedor final. Ou seja, dentre os finalistas com as imagens válidas será escolhido apenas 1 para ganhar o maior prêmio. Caso descubra alguma irregularidade com os finalistas, esse júri deve imediatamente desclassificá-lo.

Escolher um vencedor com base apenas na quantidade de votos, você corre o risco de atrair falsos perfis e usuários trapaceiros. Escolher um júri para selecionas as fotos e consequentemente o usuário que a enviou, muitas vezes é uma alternativa mais segura.

Ou até mesmo escolher o ganhador aleatoriamente pode ser uma outra solução, como num sorteio, pois ninguém pode interferir no resultado final.

  • Identifique participantes ao solicitar acesso a seus perfis a partir do aplicativo

Alguns concursos no Facebook não solicitam que os participantes aceitem a instalação de um aplicativo em seu perfil para assim porder participar. Eles acham que utilizando essa forma, as chances de alguém participar pode diminuir, visto que antes de participar o mesmo terá que aceitar o app e automaticamente será postada a confirmação em seu perfil.

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_ Sorteios Social da Wishpond gostaria de acessar seu perfil público, lista de amigos, endereço de email, aniversário, cidade e curtidas._

Mas isso não é verdade. Solicitar a permissão de acesso do app ajuda a identificar usuários falsos. É relativamente fácil criar diversos endereços de e-mail falsos, porém é mais díficil e demorado criar um número grande de contas falsas no próprio Facebook, até porque o Facebook é constamente vistoriado para banir contas falsas.

Então para direcionar melhor sua campanha, e ao mesmo tempo desencorajar usuários traparceiros, o melhor a fazer é utilizar um aplicativo específico para concursos ou sorteios que solicite que as pessoas confirmem o interesse e que também tenha um espaço para que usuários possam ler os termos e condições de sua campanha, como os da Wishpond. Dessa forma o app é registrado no perfil do Facebook de casa usuário.

  • Permita opções de compartilhamento, com cuidado

Você pode premiar os participantes que convidar amigos para participar de seu concurso, os colocando em um outro concurso ou sorteio. Isso pode aumentar a visibilidade de sua campanha, pois é um incentivo para os usuários compartilharem sua campanha.

Porém essa tática pode aumentar o risco de atrair usuários que não tem interesse nenhum em seu negócio. Por isso é importante escolher bem o prêmio a ser dado, e claro, ter relação com sua marca e público.

Se seus produtos atraem uma grande base de consumidores de diferentes tipos, não há razão de não utilizar a opção de compartilhamento. Porém se seus produtos forem direcionados a um público específico, e não necessariamente qualquer usuário do Facebook, não é necessário esse tipo de estímulo, afinal eles podem atrair qualquer público.

A Wishpond em breve irá lançar dentro de sua ferramenta a opção “share-incentive”, ou seja, aquele que compartilhar terá mais chances de vencer um concurso.

Essas opções de ações de compartilhamento no Facebook ou no Twitter para convidar amigos estão disponíveis nos aplicativos da Wishpond - e em breve, participantes terão maiores chances de ganhar um concurso/sorteio se compartilharem! Isso pode ser útil para produtos de grande alcance, mas as empresas com público altamente direcionado podem realizar concursos e sorteios sem essa opção.

Agora você está seguro para criar um concurso no Facebook, e claro obter sucesso nele. Aumente o número de fãs da sua fanpage, conquise mais engajamento e veja a sua marca de tornar mais popular nas redes sociaisl. Realize concursos com os app da Wishpond, ele te permite tudo isso e mais, você pode salvar os dados de cada participantes!

Conheça melhor seu público depois de realizar esses concursos. A Wishpond te oferece apps para concurso de foto, de vídeo, de frase, de votação e mais. Gostou? Comece agora o teste grátis por 14 dias e depois nos conte como foi sua campanha.

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