Sobre o vídeo Facebook Fraud no canal Veritasium: Você deve criar anúncios no Facebook para conseguir mais likes?

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“Eu nunca comprei likes falsos, eu usei a publicidade legítima do Facebook, mas os resultados são como se eu tivesse comprado likes de uma click-farm*” - Disse Derek Muller, apresentador australiano e criador do canal Veritasium no YouTube.

*Click-farm: Usuários em países em desenvolvimento como Índia e Nepal e que são pagos para curtirem fanpages.

Em um recente vídeo (que já se tornou viral), trazido pelo canal Veritasium no YouTube, Derek fala sobre as falhas nas ferramentas de promoção de Facebook. Como venho falado muito sobre anúncios no Facebook, acho fundamental eu compartilhar com você o que nós da Wishpond achamos sobre tudo isso.

Nesse vídeo, Derektraz à tona os falsos likes no Facebook. Em resumo ele diz que não faz muita diferença você comprar likes ou criar anúncios no Facebook para obter likes, a grande diferença é que o primeiro é ilegal e o segundo não. Para ele os fãs que curtem sua página vem do Click Farm e podem não ser verdadeiros fãs.

No artigo de hoje eu vou dar a minha opinião sobre o vídeo (que infelizmente ainda não tem com legenda em português) e então te dar estratégias de como anúncios no Facebook podem funcionar para o seu negócio.

Reflexões iniciais

Antes de qualquer coisa, vou falar o que eu penso sobre o vídeo Facebook Fraud, como você queira chamar.

Não me leve a mal. Tudo foi bem feito e até agora as pesquisas feitas por ele são verídicas. O que ele quis passar está bem explicado e pensado.

Porém isso não significa que ele chegou à conclusão correta.

Tudo bem, comprar mil likes no Facebook por 100 reais é totalmente desnecessário e prejudicial para suas estratégias de marketing no Facebook, assim como o vídeo de Derek diz que é.

Se você costuma ler meus artigos, você provavelmente vai saber que em nenhum momento de minha carreira de marketing online eu disse que comprar likes no Facebook de click farms fosse uma boa ideia. Caso você não tenha lido antes e queira saber por que isso é uma perda de dinheiro, leia esse artigo Likes no Facebook: comprá-los ou não comprá-los?

Ok, o Facebook realmente faz um pouco de extorsão em páginas promovidas:

“O Facebook ganha dinheiro duas vezes, uma vez quando você paga para adquirir os fãs e depois novamente quando você tenta alcançá-los. Quer dizer, seu alcance orgânico pode ser tão restrito pela falta de engajamento e sua única opção é pagar para promover a publicação.” (Fala também retirada do vídeo)

Mas especialistas em marketing em mídial social que estão pagando por fãs que simplesmente não tem engajamento, em minha opinião, estão desinformados sobre marketing de mídia social.

É aqui que eu quero chegar.

Uma rápida análise do vídeo

O vídeo da Veritasium se concentra nas falhas não só dos click farms (situados principalmente na Índia, Filipinas, Egito e Indonésia), mas também nas falhas de páginas patrocinadas no Facebook. Como você provavelmente já sabe, através de páginas patrocinadas, as empresas no Facebook podem pagar para promover suas páginas para os usuários do Facebook.

O vídeo trata de como até mesmo quando uma empresa exclui os países tipicamente associados aos click farms, eles ainda conseguem fãs não-engajados. Ele menciona como pagar para promover uma página e conseguir mais fãs pode derrubar o engajamento global, uma vez que as pessoas que foram engajadas antes perdem o interesse.

Ele cita no vídeo dois estudos de caso, um de 2012 (Virtual Bagel) e um que foi feito no dia anterior do lançamento do vídeo (Cat Virtual). Ambas as páginas utilizaram a ferramenta legítima de anúncios no Facebook para comprar likes no Facebook.

Ambas conseguiram um aumento no número de fãs. Porém, sem engajamento algum. E portanto, são totalmente inúteis. Eles foram um desperdício na verba de marketing e publicidade.

A razão pela qual essas páginas promovidas conseguem fãs é a mesma da geração de likes serem inúteis. Como o próprio Facebook diz, elas direcionam sua página do Facebook para pessoas mais propensas a curti-la (dentro dos limites da sua segmentação). Estas são raramente as pessoas que você quer que curtam sua página.

É exatamente aqui que Veritasium seguimos pensamentos diferentes.

“Dentro dos limites da sua segmentação” é uma parte extremamente importante dessa equação toda.

A página sobre páginas patrocinadas do Facebook diz: “consiga mais curtidas das pessoas que importam para você”. O vídeo da Veritasium cita esta frase por sua ironia, mas eu a cito por sua precisão.

Segmentação é o princípio e o fim de todos os anúncios no Facebook. É a única razão pela qual o ROI faz sentido. É também a única razão pela qual o vídeo da Veritasium é ilusório, algo que precisamos resolver antes de fugir do controle.

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Separei 5 razões concretas por que anúncios do Facebook podem ser ótimos para conseguir fãs verdadeiros:

1. Segmentação de audiência customizada

O direcionamento de público customizado é onde a segmentação acontece individualmente por cada usuário do Facebook. Antes disso, nós tentávamos simplesmente chegar o mais próximo possível de interesses precisos, categorias gerais e segmentações demográficas.

Esse tipo de segmentação mudou tudo isso.De repente, você poderia direcionar o seu anúncio no Facebook configurado para pessoas que você conhece totalmente e que se interessam ​pelo seu negócio. Isso porque a segmentação de público customizado permite mostrar exclusivamente seu anúncio no Facebook para as pessoas que já compraram de você ou de alguma forma e te forneceram seus endereços de e-mail.

No entanto, esses mesmos clientes ou leads podem não ser seus fãs no Facebook. De imediato, sem qualquer argumento, segmentar anúncios no Facebook para sua lista de contatos elimina qualquer chance de você obter fãs não interessados.

O que eu quero te mostrar é que se você direcionar o seu anúncio no Facebook para um público propenso a comprar de você, a curtida recebida nunca será inútil e pelo menos trará engajamento com sua página.

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Um extenso estudo sobre segmentação de público customizado foi feito para um artigo anterior da Wishpond. Confira em: Como direcionar anúncios no Facebook com público customizado.

2. Segmentação de audiência semelhante à sua atual

Segmentação de público-alvo semelhante ao seu atual (ou Lookalike Audience targeting)é onde deixou as técnicas de segmentação ainda mais empolgante.Quando o Facebook lançou isso, muitos especialistas em marketing online tiveram que tomar um fôlego. Isso foi (e ainda é) um revolucionário passo no campo da publicidade.

Lookalike Audiencepermite entrar em contato com usuários do Facebook que possuem traços semelhantes aos seus clientes atuais, mas ainda não são seus clientes.

Direcionar um anúncio no Facebookpara uma audiência lookalike é como mostrar um anúncio no Facebook apenas para as pessoas que você sabe que podem estar interessadas ​​em seu negócio. Esse público-alvo é um pouco semelhante à estratégia de segmentação de anúncios no Facebook “Amigos de fãs”, onde você pode direcionar para os amigos dos seus atuais fãs.

3. Segmentação de audiência customizada do seu site

Website Custom Audience targeting, que pode ser traduzido como segmentação de audiência customizada do seu site, éum pouco mais complicado do que a tradicional segmentação customizada, pois exige que você coloque um código no seu site.

Quando este pequeno código é “acionado” em qualquer tráfego que seja, ele envia um sinal específico para o Facebook.

Eu não vou entrar em detalhes técnicos (que envolve cookies), mas apenas confie que a ferramenta de anúncios no Facebook vai gerar uma lista de pessoas que visitaram seu site. Ela, então, rastreia o perfil do usuário do Facebook (sim, isso é ao mesmo tempo assustador e incrível) e direciona o anúncio no Facebook para ele.

Você pode segmentar essa lista de usuários do Facebook assim como você faz com um público personalizado normal.

Vou repetir tudo isso novamente e em negrito para quem não estava tão atento:

O Facebook vai dar a você uma lista de todos os usuários (com registro no Facebook obviamente) que visitaram o seu site e torna isso incrivelmente simples de direcionr anúncios no Facebook projetados especificamente para eles.

Estratégias de utilização do WCA para geração de likes:

-Direcione seu tráfego do site (talvez aqueles que saíram pela página de preços), com like-gate em um concurso ou sorteio no Facebook.

-Os usuários que entram tem a chance de ganhar um prêmio no qual você sabe que eles estão interessados.

-Você cria um fã do Facebook que você sabe está interessado em seu conteúdo.

Se você está curioso sobre como implementar e tirar o máximo proveito das novas ferramentas de segmentação do Facebook. Clique aqui e descubra como.

4. Segmentação de audiência semelhante à audiência do seu site

Lookalike website Custom Audiences,traduzindo podemos chamar público semelhante ao público do seu site.Isso é algo que só foi lançado nos últimos dias. No entanto, pode ser tão eficaz para a geração de leads e crescimento da página no Facebook como a WCA targeting (tópico 3) tradicional, se não mais.

Com lookalike audience targeting (tópico 2),você é capaz de direcionar o seu anúncio no Facebook para pessoas como seus leads ou clientes existentes. Com lookalike WCA , você pode direcionar o seu anúncio no Facebook para pessoas semelhantes ao tráfego do seu site.

Como custom audience (tópico 1), você simplesmente “cria um público semelhante” ao seu público direcionado existente (WCA).

5. Estratégias de anúncios no Facebook para gerar fãs

Para todas essas estratégias citadas anteriormente eu recomendo utilizar like-gate em sorteios ou concursos no Facebook. Criar um like-gate em uma página direcionada de um anúncio no Facebook bem segmentado, anúncio esse que promova um concurso e um prêmio bem segmentado, é, pratica e indiscutivelmente, a melhor opção para gerar o alcance de marca no Facebook.

Vou explicar detalhadamente isso para você:

-Crie um sorteio no Facebook com like-gateno Facebook com um prêmio que você sabe que seus clientes gostariam de ganhar (algo, talvez, que tem vendido bastante recentemente).

-Crie um anúncio no Facebook com apelo otimizado

-Direcione esse anúncio a um público semelhante (ou um público WCA gerado a partir da página determinada de produto dentro do seu site).

Resumindo, você está oferecendo uma chance de ganhar um produto que esses usuários do Facebook querem, e tudo que eles precisam fazer é curtir sua página em troca. E mais, eles estão, provavelmente, interessados no perfil da sua marca de qualquer maneira - o que significa que eles vão se envolver com suas publicações e gostam de manter-se informados sobre os desenvolvimentos e novidades do seu negócio.

Conclusão

A Veritasium criou alguns pontos excelentes. Se você segmentar seu anúncio no Facebook como eles fazem, não se surpreenda quando você obter os resultados que eles tiveram.

O ponto principal que eles citam e que eu concordo é com a suposição de que o Facebook está se beneficiando da suposição das pessoas que clicam em “promover minha página” que isso irá gerar ótimos fãs no Facebook instantaneamente.

Isso não é verdade.

Likes no Facebook são valiosos (alguns pesquisadores dizem tanto quanto 174 dólares). Então vale a pena se esforçar para obtê-los. Não seja um especialista de marketing online desinformado. Descubra tudo o que puder, em seguida, faça a sua decisão. Se puder assista ao vídeo Facebook Fraud da Veritasium (O vídeo possui legenda em inglês apenas)com este artigo em mente e, em seguida, deixe seu comentário aqui no blog.

Você investe em anúncios no Facebooke promoções de páginas? Quais foram os seus resultados? Você já assistiu o vídeo Veritasium? O que achou? E a resposta do Facebook? Dê sua opinião em nossos comentários.

Confira a resposta do Facebook a esse vídeo aqui.

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Por Thiara@wishpond.com