Como mensurar ROI de anúncios no Google e KPI’s para seu negócio [Iniciantes]

Você se assusta um pouco quando ouve as palavras, ROI, KPI, Tracking metrics (controlar métricas) e Google Adwords?

Eu já ouvi de muitos profissionais de marketing online e donos de empresa que se sentem frustrados e sobrecarregados com a possibilidade de acompanhar seus resultados de publicidade online.

Mas mensure seus resultados - especialmente quando você está pagando para obtê-los. a prioridade de seu negócio deveria ser essa. Sem rastrear seus lucros e gastos com anúncios, você não pode saber se está tendo dinheiro ou não. E se você não sabe se está tendo lucro ou não, você não vai ter muito sucesso.

Com os anúncios no Google você pode acompanhar e mensurar apenas sobre qualquer métrica. Se você investe em um anúncio deve acompanhá-lo para saber se está dando rendimento ou não.

E isso não tem que ser complicado!

Nesse artigo eu vou te dar simples fórmulas para calcular seu ROI e te mostrar como mensurar a Key performance indicator (KPI’s)* para as três principais metas de publicidade.

**KPI = em português podemos chamar de “Chave do indicador da performance”.*


Mensurando seu Retorno sobre o investimento (ROI)

Quando você tem um negócio pequeno, eu acho que provavelmente você não tenha um departamento de contabilidade grande para rastrear e analisar o gasto de seu orçamento em anúncios.

Mas você ainda precisa saber se seus investimentos estão gerando lucros.

Ei, se você está gastando dinheiro e não está recebendo esse dinheiro e mais de volta, então você está desperdiçando seu dinheiro suado. Você tem que parar de deixar escapar todo o investimento e começar a investir da forma correta. Você também deve saber se um anúncio está gerando mais lucros que outros e então você pode colocar mais dinheiro no mais lucrativo.

Mensurar seu ROI não tem que ser tão complicado. Você realmente precisa fazer fazer um pouco de cálculos, mas, ei, isso é parte de negócios. Vamos ver como calcular seu ROI.

Um cálculo simples para o ROI de seu anúncio no Google

Como você provavelmente já deve saber, seu retorno sobre o investimento é basicamente uma proporção de seu lucro líquido sobre os custos que você gasta para obter o lucro.

Colocando isso numa equação, seu ROI se parece algo tipo isso:

Google AdWords ROI.jpg

Seu ROI é sua receita menos seu custo de algo que você vendeu, dividido pelo custo de boas vendas.

Então por exemplo, vamos dizer que você vende camisetas. O custo da produção de uma camisa é R$10,00, e você vende elas por R$20,00. Você consegue vender 100 dessas camisas a partir de anúncios no Google. Sua receita (como você pode ver) é R$2.000. Seu custo de produção dela foi R$1.000. E seu gasto, vamos dizer, R$500,00

Seu ROI é: 2.000 - (1.000 + 500)/ (1.000 + 500)

Faça o cálculo. A propoção de seu ROI é 33, que é 33%

Mensurando ROI para vendas

Para mensurar seu ROI de vendas, você precisa saber:

  • A receita que você teve com sua campanha de anúncios
  • O custo de seus produtos/serviços
  • Seus custos em anúncios (está disponível através de sua conta na Wishpond ou sua conta no AdWords, se você usou o Google AdWords diretamente)

Agora, nem sempre você deve saber exatamente de onde suas vendas estão vindo. Se das vendas de produtos/serviços online ou offline, aqui estão algumas dicas para melhorar seus rastreamentos.

Vendas onlines:

Se você vende online, é realmente muito simples de rastrear. Seguem dois métodos para determinar a receita online que você gerou a partir de seu anúncio online:

  • Crie uma landing page exclusivamente para um produto dasua campanha de anúncios no Google. Então você pode calcular quantos produtos foram vendido através dessa página.

  • Ou, se você está utilizando o Google AdWords diretamente, configure o Conversion Trackinge conecte à sua conta no AdWords.(Não é tão difícil configurar o conversion Tracking - você apenas copia um código HTML que o Google te proporciona, e depois colaca sobre o site que você quer rastrear os resultados.)Coloque o código na landing page de seu produto para rastrear as visitas, ou melhor, coloque o código na sua página de agradecimento, depois da transação ser completada.

Vendas Offline:

Se você não vende seus produtos online, você ainda pode rastrear suas vendas realizadas através de anúncios no Google. Separei minha maneira favorita para acompanhar vendas offline:

  • Utilize promoções, como cupons de descontos, que são únicos para sua campanha de anúncios no Google. Desse jeito, quando alguém solicita sua oferta, você pode rastrear cada código de cupom que eles utilizaram e você vai saber de onde vem sua venda.

Calculando ROI para Leads, tráfego de site e mais

Calcular o retorno do investimento para conversões e tráfego é um pouco mais complicado. Você não deve saber valor monetário exato de um lead que baixou seu e-book ou solicitou mais informações sobre você. Você provavelmente não sabe o valor de um clique em seu site também.

Você não pode ficar tentando adivinhar todas essas importantes informações, existem fórmulas que você pode utilizar para aproximar seu ROI seu dúvidas.

O primeiro cálculo que você precisa saber:Custo por aquisição - (CPA)

Seu CPA é quanto custa para seu negócio ganhar uma ação (tal como um lead, um clique ou até mesmo uma venda) de um consumidor potencial.

O calcule, simplesmente registrando seus custos totais para o anúncio e o dividindo pelo número total de vendas que você obteve a partir de sua campanha de anúncios. Por outras palavras:

CPA = (Custo/Vendas)

Vamos pegar o exemplo das camisetas novamente. Vamos dizer que você também estava gerando leads de clientes potenciais, utilizando uma landing page fechada que lhes deu acesso a uma série de vídeos ’“como fazer” que você criou. Você obtém 1.000 leads desta campanha. 100 destes leads compraram uma camiseta. Seu lucro líquido (receita - custos) é de R$ 1.000 (calculado acima). O total de custos em anúncios foi de US $ 500.

Seu CPA = 500/1000. Ou R$0.50.

Se matemática não é seu forte, tente uma calculadora online.

Ou, se você estiver usando o Google AdWords diretamente, configure o acompanhamento de conversões. Você pode medir tanto as conversões e cliques convertidos com o rastreamento.

Seguem algumas fórmulas que você pode usar para colocar o seu gasto de anúncios em perspectiva:

Valor de um Lead = (Lucro Líquido / Número total de leads)

ROI em publicidade = (Receita total - custo total)/ custo em publicidade x100

Valor médio por cliente (AVC)= (receita total de vendas / número de clientes)

_ AVC para pagamentos recorrentes =(Número total de pagamentos recorrentes / número de clientes) x (Preço pagamento recorrente Nº 1 x Número de clientes pagando esse preço) + (Preço N º 2 de pagamento recorrente x Número de clientes pagando esse preço) + … / número total de clientes)_

Métricas para mensurar suas principais metas de publicidade

Além de compreender os custos incorridos e dos lucros que você obtêm, é importante medir outros indicadores chave de desempenho (KPI) também. Seu objetivo final nos negócios é ter lucro, os passos ao longo do caminho para alcançar esse sucesso não são muitos.

Seu negócio tem suas próprias metas. Três objetivos principais que os anunciantes do Google querem são:

  • Tráfego do site
  • Conhecimento de marca
  • Vendas e conversões

Vamos ver o quais métricas utilizar para mensurar seu negócio e objetivos de campanha.

KPI - para mensurar o tráfego do site

O objetivo mais simples de controlar é o tráfego do site. Mesmo com a campanha mais básica no Google AdWords, você pode mensurar os cliques e CTR de suas campanhas, grupos de anúncios e anúncios.

Meça o tráfego do seu site para que você possa melhorar seus resultados e obter mais de seus gastos em publicidade.

A chave principal do indicador de performance (KPI) para medir o tráfego do seu site são:

  • Cliques -Seus cliques são o número de vezes que alguém clica em seu anúncio. Tecnicamente, um clique é contado mesmo que essa pessoa nunca chegue realmente a sua landing page. Você pode medir seus cliques para uma campanha, grupo de anúncios ou anúncio. Você pode gerar gráficos de desempenho para analisar contra suas impressões ou taxas de cliques, ou medir diariamente, apresentações semanais e trimestrais.

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  • Taxa de cliques (CTR)-Seu CTR leva a sua taxa de cliques além, e mensura quantas pessoas realmente clicaram em sua URL de destino. Seu CTR lhe oferece dados mais precisos sobre o tráfego do site procedente de seus anúncios.

_ Observação :De acordo com o próprio Google, um bom CTR em um anúncio da rede de pesquisa é de 1%._

Utilizando essas métricas, você pode medir seus cliques por palavra-chave, seus cliques por custo de clique, seus cliques versus impressões e muito mais.

Quando você começa a entender essas métricas, você vai aprender a melhorar seus resultados, melhorando o seu índice de qualidade, palavras-chave, termos de pesquisa, CTA, texto do anúncio, e muito mais.

KPI: para mensurar conhecimento de marca

Nem toda a publicidade é para ganhar vendas diretas. O objetivo de sua empresa (ou negócio sem fins lucrativos) pode ser o de trazer uma maior consciência de marca para sua empresa , produtos, serviços ou causa.

Por exemplo, você pode estão iniciando um novo produto ou hospedando um evento futuro. Ainda não está disponível, mas você quer construir excitação e gerar expectativa. Utilize métodos de publicidade para reconhecimento da marca.

Dica: Anúncios na Rede de Display do Google é o melhor método para aumentar o alcance da marca . O seu anúncio será mostrado em sites relacionados com as palavras-chave (incluindo o Gmail, o Google e sites do Blogger) - não apenas na busca quando as pessoas estão procurando por você mais ativamente. Você direciona seus sites da Rede de Display por palavras-chave e temas através de segmentação contextual.

A chave principal do indicador de performance (KPI) para medir suascampanhas de conhecimento da marca são:

  • Impressões - Uma métrica da impressão é tipo como o método tradicional, você pode ter começado a partir de publicidade nas páginas amarelas (catálogos) ou em um jornal. Sua métrica da impressão indica quantas pessoas leram seu anúncio. Você ganha dados de impressões muito mais precisos quando você anuncia online, e você pode ver informações específicas para os seus anúncios, seus Grupos de anúncios e suas campanhas de publicidade/anúncios.

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  • CTR -Mais uma vez, o seu CTR é um bom indicador do sucesso do seu anúncio. Quanto mais as pessoas que estão interessadas no texto do anúncio clicam no seu site, mais bem sucedido você é no aumento da consciência de marca.

  • Alcance e frequência -seu alcance mostra o número de pessoas que poderiam ver seu anúncio. Sua freqüência mostra quantas vezes uma pessoa é susceptível de ver seu anúncio. (É o velho ditado no mercado: Quanto mais alguém vê a sua marca ou produto, mais familiar se torna, e é mais provável que eles comprem de você.)

Dica: Use uma estratégia de lance CPM (custo por mil) em vez do padrão CPC (custo por cliques) quando o seu objetivo for de conscientização. O CPM é custo por mil impressões. Ele tende a reduzir os seus custos, se seu objetivo é obter mais visualizações do que cliques.

KPI- para mensurar vendas e conversões

Obter conversões e vendas - geralmente é o objetivo final de seus gastos com anúncios. A conversão significa conquistar seu público-alvo para tomar medidas na landing page do anúncio.

Para medir as conversões diretamente através do Google, você precisa configurar o acompanhamento de conversões do Google (Conversion Tracking). Caso contrário, você tem terá que o fazer manualmente ou utilizar outro software de rastreamento de conversão de terceiros.

O que você precisa desejar que seu cliente faça pode ser qualquer coisa como:

A chave principal do indicador de performance (KPI) para medir suas vendas e conversões são:

  • Custo por conversões - Dentro do Google AdWords, é possível atribuir um valor para cada conversão. Isso ajuda muito quando você está medindo o seu ROI. Você pode configurar todo um relatório para mostrar onde as suas conversões são lucrativas, e onde você deve gastar mais de seu dinheiro em anúncios para otimizar os lucros.

  • Taxa de conversão - Sua taxa de conversão pode facilitar rastrear quantos cliques você precisa (em média) para obter uma venda ou outro tipo de conversão desejada.

  • URL da Landing Page - Você pode mensurar qual URL’s de landing pages estão gerando mais conversões.

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Conclusão

Você aprendeu um novo termo ou uma nova tática para mensurar o seu retorno sobre o investimento de anúncios no Google? Experimente alguns desses métodos para começar a controlar e melhorar os lucros de seus negócios. Em seguida, implemente ainda mais.

Você pode ganhar muitas vendas, e tornar o seu negócio o sucesso que você sempre sonhou.

Saiba mais sobre o Google AdWords para sua pequena empresa:

Saiba mais sobre ROI em publicidade online:

O que você acha? Como melhorar seus lucros com publicidade online? Compartilhe suas opniões abaixo.

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Por Thiara@wishpond.com