Automação de email: 10 passos para o sucesso

Automação de email: 10 passos para o sucesso

Pensa que e-mail marketing está morto? Pense de novo sobre isso!

Só no ano passado, mais de 44% dos receptores de e-mail realizou pelo menos uma compra com base em um e-mail promocional. E-mails realmente podem resultar em vendas.

O que está morto são aquelas explosões e-mail aleatórios que você utilizava para enviar a toda sua lista de clientes.

Nos dias de hoje com as redes sociais em primeiro lugar - personalização, customização e automação são fundamentais e de extrema importância. Seu e-mail marketing precisa se manter assim.

Não é a quantidade de e-mails diários ou semanais que você mandar que vai atrair um lead para sua loja online. No artigo de hoje você vai aprender as melhores maneiras para criar e-mails que tenham sucesso.

_ Separei 10 passos para automatizar com sucesso seus e-mails. Use-os para cultivar seus leads e gerar vendas. _

_ **** _

1. Segmente seus contados de e-mail

Estudos mostram que os e-mails segmentados resultam em 50% mais cliques do que um explosões de e-mails gerais. Categorize suas listas de clientes, e envie e-mails que são relevantes para seus segmentos.

Seus objetivos de negócio e indústria irá impulsionar suas categorias de segmentação. Você pode, por exemplo, segmentar seus e-mails por:

  • Indústria/ Ramo
  • Interesses
  • Participação em promoções
  • Origem do lead
  • Desistências no funil de vendas
  • Localização

3 dicas para com sucesso segmentar seus emails:

  • Colete informação de segmentação no momento da geração de leads em sua landing page
  • Reúna dados importantes do Facebook por marketing com bons aplicativos para promoções de terceiros no Facebook. (Como os da Wishpond)
  • Utilize uma ferramenta de gerenciamento de e-mail para gerenciar com facilidade as suas campanhas de segmentação de e-mail

2. Personalize seus e-mails

Se você estiver em vendas, você sabe a importância do nome de um cliente. É importante para o seu e-mail marketing também. Estudos mostram que incluir o nome do seu cliente no assunto de seu e-mail aumenta o engajamento em 22%.

Faça com que seu e-mail seja aberto inserindo o primeiro nome de seus clientes na linha de assunto. Tenha o seu e-mail lido e clicado, incluindo ainda o nome do seu destinatário em seu conteúdo de e-mail. Aprofunde mais um pouco no contato com seu lead e aumente a confiança adicionando seu próprio nome, e o nome da empresa.

image

Utilize uma ferramenta de e-mail marketing (como da Wishpond na imagem acima) para adicionar o nome com as tags de marcações em sua linha de assunto e do corpo do e-mail.

Seu e-mail traz uma familiaridade imediata. Esta familiaridade é propícia para a confiança do consumidor, o que leva a uma interação maior e, em última instância, uma venda

3 dicas para personalização de seus e-mails:

  • Utilize ferramentas de e-mail marketing tais como, MailChimp, Salesforceou da Wishpondpara personalizar o assunto e corpo de seu e-mail.
  • Envie e-mails automáticos personalizados para cada promoção de geração de leads que você executar
  • Inclua nomes de destinatários na linha de assunto e no corpo do texto do e-mail

3. Torne seus e-mails pessoal

Escreva o texto de seu e-mail utilizando uma linguagem simples. Pense no seu cliente enquanto você escreve, e os trate com familiaridade. Utilize o pronome “você” em suas mensagens, para aprofundar a relação com seu cliente potencial.

Sua linha “de” deve ser pessoal também. Em vez de enviar e-mails de sua conta corporativa, os envie a partir de um endereço de e-mail dos membros de sua equipe de vendas, o gerente de conteúdo, ou mesmo o seu CEO.

Inclua seu nome no final do e-mail também.

3 dicas para tornar seus e-mails pessoal:

  • Aprofunde seus relacionamentos com clientes, escrevendo e-mails com “você, você, você"
  • Envie e-mails individuais, de modo que a linha "de” pareça mais amigável, e o leitor instantaneamente reconheça você
  • Faça o seu e-mai de fácil e rápida leitura, com cabeçalhos, listas e imagens

4. Crie CTA clara e convincente

A otimização de sua CTA traz bons resultados. De acordo com Marketing Sherpa, 41% dos profissionais de marketing classificam a otimização de CTA como muito valiosa.

Crie uma CTA que é fácil de ser vistar, e aparece na primeira parte doseu conteúdo de e-mail. Se você está enviando newsletters, crie um botão de CTA que contraste e se destaque do restante.

Utilize palavras curtas e de ação simples tais como:

  • “Pegue”
  • “Solicite”
  • “Compre”

Além disso, mostre como o cliente irá se beneficiar respondendo a sua solicitação. Utilizar palavras como “grátis”, “personalizado” e “mais” traz aumento nas conversões.

3 dicas para criar CTA otimizada de sucesso

  • Tenha uma CTA proeminente em seu e-mail para se concentrar em leitores em suas solicitações
  • Mantenha sua CTA na primeira parte de seu e-mail
  • Utilize palavras de ação e mostre a sua CTA beneficia o seu consumidor

5. Alinhe o conteúdo da Landing Page com o do e-mail

Aumente as conversões de vendas, alinhando estrategicamente o seu conteúdo de e-mail com o conteúdo da sua landing page.

Ao manter um olhar coerente e a sensível em seu primeiro e-mail, a solicitação para sua landing page site, você cultiva a confiança em seus clientes. Mais consumidores confiam, resultando no aumento das conversões de vendas.

Conteúdo consistente também é mais fácil para o seu cliente. Eles vão saber imediatamente que clicaram no link certo, e chegaram na página da sua solicitação. Quando você tem a chance de tornar o seu funil de vendas mais fácil para seus clientes prospects, não a perca!

3dicas para alinhar com sucesso o seu conteúdo:

  • Desenvolva seus objetivos da campanha
  • Projete um visual consistente para suas peças de conteúdo
  • Escrever textocomplementarpara o seu e-mail e landing page

6. Gere automação de e-mails para resultados

Lembre-se do velho ditado de que os consumidores precisam de sete pontos de contato para lembrar da sua marca? Bem, isso é verdade para o marketing moderno também.

Você não pode simplesmente enviar um e-mail e esperar resultados. Desenvolva suas relações com os clientes através de contatos regulares. Crie campanhas de e-mails automáticos para enviar e-mails segmentados, personalizados com regularidade.

Você pode criar campanhas de disparos de e-mails automáticos para enviar e-mails em intervalos de tempo. Crie teste A/B da sua campanha para otimizar o seu horário e frequência do e-mails com altas taxas de conversão.

3 dicaspara executar com êxito campanhas de automação de e-mail:

  • Aumente os pontos de contato com o consumidor com e-mails periódicos e regulares

-Envie uma variedade de tipos de e-mail, para desenvolver a confiança eaumentar a notoriamente da sua empresa em nutrição de leads

-Utilize uma ferramenta de automação de e-mail como a da Wishpond, Salesforceou Marketopara tornar os envios de e-mails eficazes.

7. Acione e-mails a partir de Landing Pages

Emails para cultivar leads produzem, em média, um aumento de 20% nas vendas contra os leads não cultivados. E-mails automáticos podem cultivar seus novos leads a partir das inscrições em landing pages.

Quando uma pessoa interessada se inscreve para qualquer coisa em sua landing page, você precisa dar atenção imediatamente. Essa é a hora que a pessoa está mais interessada no que você faz.

Envie, um e-mail automático personalizado com uma CTA quando um consumidor em potencial se envolve em sua página. Você vai ganhar muito mais interesses em seu produto e negócio.

3 dicas para o envio de e-mail acionados com sucesso:

8. Crie teste A/B

Crie teste A/B para testar o conteúdo da sua linha de assunto e texto do corpo de seu e-mail. Envie suas linhas de assunto para dois (ou mais) segmentos de sua lista de e-mails de assinantes. Verifique as taxas de visualização, aberturas e cliques. Utilize as linhas de assunto que você obtiver as melhores taxas de conversão.

Realize o teste A/B no corpo do texto de seu e-mail também.

Testes comparativos te dão o conhecimento sobre o texto e recursos visuais que melhor funcionam para cultivar e converter clientes. Cada empresa vai obter resultados diferentes no quesito e-mails mais eficazes para conversões. Teste o seu em particular para aperfeiçoar suas mensagens e gerar mais vendas.

3 dicas para criar teste A/B se seus e-mails:

  • Aumente as taxas de conversão de e-mail realizando o teste A/B no assunto e corpo de seus e-mails
  • Crie testes A/B, com dois ou mais segmentos da lista de seu banco de dados
  • Utilize os e-mails com a conversão mais elevado para enviar para a suas segmentadas listas de assinantes

9. Acompanhe seus resultados

Utilize um sistema de acompanhamento para mensurar os resultados de suas campanhas de e-mail. Mantenha o controle de suas taxas de conversão ao longo de um período de tempo para analisar cada um dos seus e-mails e suas estratégias gerais de e-mail.

Acompanhe os resultados de indicadores chave de desempenho (KPIs), tais como:

  • taxa de entrega
  • taxa de visualização
  • taxa de abertura
  • taxa de cliques (CTR)
  • conversão de vendas

Faça perguntas do tipo:

  • Quando é a melhor hora e dia para enviar e-mails de vendas/ newsletters?
  • Quais linhas de assunto teve o maior número de conversões dos assinantes?
  • Que segmentos respondem melhor a qual CTA?

Mesurar suas métricas e analisar seus resultados irão otimizar suas taxas de conversão de ir para frente. Utilize sua pesquisa para melhorar continuamente seus lucros.

3 dicas para o acompanhamento de resultados:

  • Mesurar os resultados de cada campanha de e-mail que você realizar
  • Utilizar um CRM decente para analisar as taxas de entrega, taxa de abertura, taxas de cliques e conversões de vendas
  • Analisar seus resultados para otimizar as taxas de conversão e melhorar continuamente

10. Repita

Cultive a lista dos assinantes de seu e-mail.

Continue gerando novos leads através de mídias sociais e outros métodos.

Mantenha contato com seus contatos em uma programação regular. Configure uma campanha de e-mails automáticos.

Envie e-mails pessoais, segmentados e personalizados. Desenvolva seus relacionamentos através de uma maior interação e CTA para impulsionar novos leads para o seu site.

Teste suas campanhas para produzir a que for mais lucrativa.

Converta seus novos leads em vendas. Transforme seus clientes atuais em fontes repetitivas de renda.

Conclusão

Campanha de e-mails automáticos, ou automação de e-mails, resultam em leads cultivados. Leads cultivados resultam em vendas.

Utilize softwares de automação de e-mails (como o nosso da Wishpond), para colocar em prática essas dez dicas, e vê seus lucros crescer.

Confira esses recursos adicionais de email marketing e geração de leads:

A sua empresa utiliza a automação de e-mail? Você foi bem sucedido em suas campanhas de marketing por e-mail?

Como você cultiva seus relacionamentos, automatiza seus e-mails, e converter leads em clientes?

Se você quer gerar leads, crie uma landing page (leia mais aqui). Após isso crie uma campanha de e-mail automático. Caso precise de uma ajuda utilize nossa ferramenta e solicite nossa ajuda.

A Wishpond pode torna fácil o contado entre sua marca e seu cliente.

Por: Thiara@wishpond.com