Como criar e editar ótimas landing pages no Facebook

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Você e seu negócio tem utilizado o potencial máximo da plataforma do Facebook com uma landing page?

Nesse artigo eu vou explicar por que uma landing page no Facebook está se tornando cada vez mais fundamental, como criar uma landing page no Facebook e também te dar 5 partes essenciais de uma landing page otimizada.

Para que fique claro o que você pode fazer em sua página no Facebook quando for criar uma landing page e também o que não deve, separarei alguns exemplos que encontrei navegando na internet.

Vamos começar:


Como criar uma landing page no Facebook

Landing pages em sua página no Facebook atualmente são permitidas apenas através de aplicativos de terceiros, ou seja, alguns provedor de landing page que tem parceria com o Facebook. Porém mesmo não sendo do próprio Facebook e você ter que pagar para implementar uma, o investimento vale a pena em relação ao ganho, (você vai concordar comigo ao terminar de ler esse artigo).

Qualquer publicação ou anúncio no Facebook irá resultar em maior conversão final se os usuários forem direcionados para uma landing page no Facebook (outra página dentro da plataforma) e não uma landing page fora, como por exemplo seu site.

Por que?

Por que usuários do Facebook se assustam com facilidade. Eles não gostam de ser re-direcionados para seu site sem estar ciente disso. Mesmo que eles estejam interessado em seu produto, serviço ou oferta, eles provavelmente irão rejeitar simplesmente por que eles não estavam esperando ser direcionado para fora do Facebook.

Para que os usuários conheçam sua promoção você pode editar a aba da landing page com uma imagem e texto chamativo, para que os interessados possam clicar na aba para serem direcionados para sua landing page e interagir melhor.

As abas para Landing Pages no Facebook são muito importantes para gerar fãs em sua página no Facebook e aumentar seu conhecimento de marca na plataforma. Para isso é necessário a ajuda do poderosoLike Gate.

O que é Like-Gate?

O Like-Gate exige que os usuários do Facebook curtam a sua página para ver sua promoção ou qualquer outra coisa que você esteja divulgando. Geralmente estão associados com uma promoção, mas você pode criar um like-gate para captar informações gerando leads e muito mais.

Um Like-gate normalmente é composto por uma imagem simples com um texto (funcionando como uma prévia de sua campanha) informando ao usuário que ainda não curtiu sua página no Facebook que ele precisa curti para terminar de ver ou participar da campanha.

Veja no exemplo da Jolie & Joie, uma das diversas formas de utilizar like-gate para gerar leads e ganhar likes:

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Like-gate é incrível pois incentiva curtidas em sua página no Facebook e estão completamente dentro das regras e termos do Facebook. Por estarem relacionado a algo da sua marca eles ajudam a ganhar fãs que realmente estão interessados em seu negócio.

Agora vamos para as cinco principais e fundamentais partes de uma landing page no Facebook:

As 5 partes para uma incrível landing page no Facebook

1. Clara proposta de valor ou exclusividade de venda (USP):

Não importa onde você está gerando tráfego para sua landing page, sua página precisa comunicar valor a fim de conduzir tráfego para vendas. Você precisa mostrar a importância da interação e conversão deles em sua página . Ou Seja, os convencer que seu produto, oferta etc é interessante para eles.

As melhores proposta de valor ou USP são:

-Valor em reais - de forma clara, mostre o que um visitante tem a ganhar ao interagir com sua página

-Porcentagem de descontos - mostre o valor original do produto e o desconto que você está dando

-Palavras estimulantes - “Grátis”, “Ganhe”, “Concorra”

-Exclusividade - crie um limite curto para sua oferta, utilizando “Apenas essa semana" ou “Exclusividade no Facebook"

Segue um exemplo da landing page da Chilli Beans no Facebook para promover seu site:

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A USP dessa landing page vem juntamente com imagens, o que particularmente eu gosto muio. De forma clara e simples eles mostram seus principais produtos e o que eles proporcionam ao visitante. Também com um botão de CTA em destaque eles promovem seu site para quem quiser realizar uma compra.

Eu realmente gostei muito de como cada item foi posicionado e explicado. Você sabe que o frete para compras acima de é grátis, que é fácil trocar os produtos no site e nas lojas. Apesar de ter gostado da cor, ícone e tamanho do botão da CTA, eu mudaria a palavra “Clique"para "Compre”, resultando em “Compre aqui”.

Ps: Ao clicar no botão o usuário é direcionado para o site da loja.

2. Uma imagem atraente

Sua landing page no Facebook precisa de uma imagem que chame atenção dos visitantes e consiga os manter em sua página o tempo suficiente de ler o que você quer oferecer, o seja que eles entendam sua USP (Exemplo acima).

A imagem geralmente é a primeira coisa que um usuário do Facebook ao chegar em sua landing page ver.Uma imagem pouco atraente ou a falta de uma imagem vai fazer com que um usuário rejeite sua oferta ante mesmo de ler o que você está oferecendo e também mai rápido do que se sua USP estive ruim.

Psicologicamente falando, o efeito que uma imagem tem sobre nós é inconsciente. As pessoas respondem de forma positiva quando veem outras interagindo com seu produto.

As pessoas também reagem de formainconsciente para as cores. O Azul e verde trazem calma, o vermelho é estimulante (na realidade, aumentam os batimentos cardíacos), e o preto, branco e cinza são bastante sofisticados. Mantenha essa “regra” em mente quando estiver escolhendo a imagem de sua landing page.

Dica: De acordo com o perfil de sua marca e do tema de sua campanha crie a imagem se baseando nas regras de cores que podem impactar no resultado final de sua campanha.

Segue um exemplo da landing page de no Facebook:

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A imagem escolhida se encaixa perfeitamente com o tipo de produto da marca, que nesse caso vende sapatos esportivos. A imagem junto com a proposta da promoção, estimulam e inspiram os usuários. Apenas em olhar para a imagem você começa a imaginar fazer uma trilha com o sapato apropriado, não é verdade?

No banner dessa landing page o interessado sabe o que vai ganhar e o que fazer para isso. A imagem também ajuda a valorizar o produto, pois os modelos estão utilizando.

3. Uma CTA que todos queiram clicar

A CTA de sua landing page no Facebook precisa se destacar do restante da página. Estou falando do tamanho, cores e texto de um botão que chame atenção do olhar dos usuários do Facebook.

A inclusão de um botão ou borda em volta de palavras de ação para sua campanha, é muito importante na otimização de landing pages.

Separei dois exemplos de CTA, o primeiro tem uma boa proposta, porém fala no botão e o segundo acerta nas cores do botão para se destacar.

Para solicitar orçamentos, a Tam criou umalanding page, o que é umaboa maneira de captar leads e gerar likes na página. Porém o botão para finalizar a ação não ganhou destaque algum. Veja no exemplo abaixo:

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Observe no exemplo abaixo, a diferença entre o link para “Terms and Conditions (Termos e Condições) e o botão CTA "Lift Off”. Embora ambos sejam links, a borda, contraste de cor e linguagem intrigante incentivam o clique muito mais na CTA do que o outro.

facebook landing page example

Eu também gosto linguagem: “Lift Off” (Decolar) é um pouco diferente e muito mais emocionante do que a linguagem básica: “Participe” ou “Enviar”. Enquanto este é definitivamente um detalhe que muitos podem pensar que é irrelevante, eu te digo que isso faz toda a diferença.

Dica: É importante para o sucesso de sua landing page no Facebook você manter o foco em apena uma solicitação ou tema. Nunca crie mais de um botão de CTA. Caso contrário você pode diminuir o resultado final da página, pois os usuários podem ficar confusos.

4. Um fomulário de inscrição que não gere rejeição

A otimização do formulário de inscrição pode ser a parte mais exigente de toda a sua landing page no Facebook.

É essencial para o seu negócio campanhas de geração de leads que conseguem coletar mais informações de usuários do Facebook, (além daquelas fornecidas por eles quando se inscrevem na rede) que você pode de forma eficiente utilizá-las para gerar uma venda futura.

No entanto, também é fundamental que você não pergunte tantas coisas no formulário fazendo com que os interessados rejeitem sua landing page antes mesmo de completar o formulário e clicar na CTA para finalizar.

Esse pequeno formulário de inscrição se baseia em quantas informações você precisa obter dos leads e quanto de valor você está oferecendo em troca das informações solicitadas, ou seja, os usuários irão preencher o formulário se achar que vale a pena “gastar um tempo"preenchendo seu formulário.

Se tudo o que você está oferecendo em sua landing page, é uma chance de ganhar um sorteio ou concurso, eu recomendo solicitar nada mais que e-mail. (Você pode coletar outras informações depois, até mesmo através dos e-mails.) Veja o exemplo abaixo:

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No entanto, se você for criar uma landing page no Facebook para promover um e-book, você vai estar oferecendo um pouco mais de valor (pelo menos para quem gosta do seu conteúdo). Isto significa que você pode solicitar um pouco mais em troca de baixar o e-book, por exemplo, endereço ou nome da empresa - algo que lhe permita segmentar suas próximas campanhas e estreitar o relacionamento com os futuros e atuais leads. Veja o exemplo de como promover conteúdo:

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5. Linguagem visual: Corresponda sua landing page com seu anúncio e site

Coesão e repetição são os pilares fundamentais de uma campanha promocional que funciona. Quando sua campanha abranger múltiplas plataformas (blog, site, sociais, etc), é essencial que as pessoas saibam que ainda estão dentro do "mundo online” da sua empresa.

4 dicas para manter a linguagem visual de suas campanhas:

-Corresponda o esquema de cores do seu anúncio no Facebook com as cores da sua landing page no Facebook e página do site correspondente a ela

-Mantenha a sua proposta de valor ou USP a mesma em todas as plataformas da campanha

-Certifique-se de que suas imagens se correspondam.Não precisa ser necessariamente a mesma imagem, mas definitivamente na mesma linha ou estilo

-Mantenha o tom consistente: Se o tom da sua landing page é descontraído, ou até mesmo humorado, não mude para um tom sério e mais profissional quando o visitante chegar no site de sua landing page. Isso pode deixá-lo confuso e afetar a possibilidade de conversão.

Conclusão

Espero que com os exemplos que eu separei eu tenha te dado uma base sólida de como criar sua própria landing page no Facebook.

Nem todos os fornecedores de ferramentar para criação de landing pages irão te mostrar os detalhes de conversão da sua landing pagePesquise antes de decidir qual será a o seu provedor.

Confira alguns artigos com dicas e exemplo de landing pages em outras plataformas:

Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queria compartilhar, deixe no comentário abaixo. Obrigada!

Por Thiara@wishpond.com