Landing Page e Google AdWords: Como planejá-los em 7 passos
Sua landing page é o coração de sua campanha de marketing online. Quando você aprende um pouco mais sobre marketing online, você usa Google AdWords para dirigir mais tráfego para sua landing page certo?
Você profissional de marketing online que utiliza o Google regularmente, já sabe que o Google AdWords tem índice de qualidade para seus anúncios e o conteúdo deles. Mas, você sabe que o Google AdWords classifica suas landing pages também?Quanto melhor sua pontuação, melhor posição de anúncio, custo por clique e sucesso geral em publicidade.
Segue o que você deve fazer antes de criar uma Landing Page para suas campanhas de anúncios no Google Adwords.
Clique em “Leia mais” para descobrir os 7 passos do planejamento de sua campanha de marketing online:
Planejando suas campanhas de marketing online
Um pouco de planejamento vai longe quando se trata do sucesso do marketing online. Se você não tem uma direção clara e pelo menos algum tipo de trajeto que você deseja alcançar, você não vai obter os resultados que precisa.
Para aumentar sua classificação do Google AdWords, você precisa planejar sua campanha de landing page sem esquecer do Google Adwords.
Seguem 7 perguntas que você deve fazer para melhor desenvolver suas campanhas de landing pages para o Google AdWords:
1. O que você quer obter com a campanha de landing page?
Crie uma lista dos resultados que você precisa alcançar a partir de sua campanha de landing page. O que eu quero dizer é que você precisa atrelar sua campanha de marketing online com os objetivos de marketing da empresa.
Você precisa:
- Gerar leads
- Promover cupons de oferta
- Aumentar o tráfego do site
- Mais participantes em sua Webinar ou demonstrações
- Downloads de e-books
Melhore sua lista de perguntas:
- Quantos leads você precisa e até quando?
- Quantos cupons você precisa ter resgatado, e em qual período de tempo?
- Quanto tráfego de site sua empresa precisa para essa landing page em particular?
- Quantos participantes em sua Webinar semanal?
- Quantos downloads de e-book?
Quanto mais claro você souber quais são os objetivos que você precisa alcançar, melhor resultados você vai obter, e melhor você pode planejar uma campanha de anúncios no Google para conduzir cliques para sua landing page.
2. Qual é o seu mercado-alvo?
Você precisa saber para quem está desenvolvendo sua landing page e os anúncios no Google. Se você não sabem quem vai converter em sua página, você não vai atrair o público correto.
Liste seus principais alvos:
- Se suas campanhas de landing page são direcionadas para empresas (B2B), para qual tipo de negócio?(Software como serviço, serviços profissionais, empresas de marketing, etc.)?
- Se suas campanhas de landing page são direcionadas para consumidores (B2C), liste a demografia de seu mercado (sexo, idade, localização, nível de renda, experiência etc.).
Quanto melhor você entende seu consumidor, melhor você pode segmentá-los com os anúncios no Google, e melhor você pode desenvolver sua landing page para conversões.
Dica: Você pode descobri que tem mais de um mercado-alvo e a partir do planejamento você determina que é melhor executar múltiplas campanhas de landing page/ anúncios no Google.
3. Qual é a sua oferta?
Antes de você criar sua landing page, obviamente você deve saber o que você vai oferecer. Você esta resolvendo um problema dos consumidores? Você está dando várias boas informações de graça? (
Responda as perguntas sobre sua campanha:
- O que torna a oferta de seu negócio ser única?
- Como você é melhor que seus concorrentes?
- Qual a sua USP fundamental?
- O que você está oferecendo agora para converter seus consumidores?
4. O que seus competidores estão fazendo?
Conhecer seus concorrentes é uma boa prática. Eles estão realizando campanhas de marketing online? Eles já estão usando landing pages?
Utilize sua pesquisa para:
- Criar uma landing page que seja mais eficaz
- Criar uma landing pageque segmente diferentes mercados e ofertas
- Criar uma landing page mostrando que você entende tudo sobre marketing online
5. Qual é a sua mensagem?
Descubra sua mensagem de marketing. Utilize essa mensagem em sua landing page e em anúncios no Google.
Elabore mensagens eficazes com seu público-alvo em mente:
- Quais CTA’s vão estimular seu mercado a conversão?
- Quais títulos irão criar mais conexão emocional?
- Quais palavras repercute com seus consumidores?
As palavras em suas mensagens são importantes. Quanto mais você combinar as mensagens da sua landing page com as de seus anúncios no Google, maior índice de qualidade você vai obter.
6. Quais principais palavras-chave serão usadas?
Não utiliza todas as palavras chaves de seu anúncio no Googleem suas suas landing pages. Mas, utilize suas principais palavras-chaves.
Quando você estiver planejando palavras-chaves no Google AdWords:
- Crie uma lista de palavras que seus consumidores usam quando estão pesquisando por você (seu ramo)
- Faça um Brainstorm de palavras-chave relacionadas a sua campanha
- Use o Google Keyword planner
- Pense fora da caixa para gerar anúncios com baixo custo e alcançar seu mercado alvo
- Seja específico…
Dica: Utilize Dynamic Keyword Insertionpara criar segmentações mais específicas.
Então, pegue 2-3 palavras-chave e inclua em sua landing page. O Google AdWords gosta muito de combinações e relevâncias - Então quanto mais coerente você cria as palavras de sua landing page com as do anúncio nos grupos do Google AdWords e campanhas, melhor será seu índice de qualidade.
7. Como você medir e comparar resultados?
Antes de começar a promover sua landing page (planejada), determine quais ferramentas você usará para medir seus resultados. Configure suas análises preferenciais para rastrear seus objetivos de campanha em tempo real, e para medir a sua landing page / retornos das campanhas no Google AdWords.
Utilize as ferramentas de dados para criar teste A/B em sua página também.
Conclusão
Espero que você tenha compreendido a extrema importância de um planejamento para suas campanhas de marketing online.
Lembre-se de sempre que for criar uma landing page para promover uma oferta, oferecer e-book ou algo para gerar leads, criar um plano e seguir os 7 passos citados acima.
Definir a finalidade da sua landing page é importante para o desempenho e resultado final dela. A organização e clareza em uma campanha online facilita o interesse e entendimento.
Por fim, não esqueça de utilizar as mesmas palavras chaves utilizadas nos anúncios no Google em sua nova landing page específica para os objetivos listados em seu planejamento.
Gostou desse artigo? Se quiser aprender como criar Landing Page para aqueles anúncios no Google fique ligado no próximo artigo.
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Gostou dessas dicas? Espero que eu tenha ajudado em algumas ideias para landing pagesno Facebook.
Caso você tenha alguma dúvida como criar uma landing page, ou algo que queria compartilhar, deixe no comentário abaixo. Obrigada!
Por Thiara@wishpond.com